quarta-feira, 27 de maio de 2015

Quer trabalhar nos EUA ???


Leandro Valente
20 de nov de 2014

Para você que sonha em trabalhar nos EUA, aí vão algumas dicas: Lá as pessoas ganham por hora e, portanto, somente ganham pelas horas trabalhadas. Nada de intervalos para almoço remunerados, nada de 13º. salário, nada de Vale Transporte, nada de Vale Alimentação, nada de feriados prolongados, nada de FGTS, nada de multa por rescisão de contrato de trabalho, nada de aviso prévio. Férias? Quem decide é o empregador e o máximo que você vai tirar são quinze dias por ano. Na maioria dos casos, as férias são reduzidas para uma semana. Ficar doente? Isso é inadmissível. O seu chefe não ficará nada satisfeito e nem perdoará suas "faltas". Se ele for realmente bonzinho, poderá te permitir ficar doente por até 05 dias, isso é claro, descontando os dias não trabalhados. Portanto, esteja saudável na terra do Tio SAM ou pague uma boa previdência e plano de saúde.
Além de tudo, não há licença maternidade remunerada. Ganhou o seu bebezinho, volte logo para garantir o leite que deverá ser comprado. Lá não há qualquer incentivo a amamentação e, portanto, se quiser realmente curtir o seu bebê e se a sua condição financeira ajudar, pode ficar longe do trabalho até 03 meses, mas sem qualquer remuneração, nem para o dia do parto!
Enfim, o mundo capitalista pode ser cruel para aqueles que realmente têm saúde frágil ou ainda, para aqueles que costumam no Brasil, se beneficiar do "jeitinho brasileiro" comprando atestados médicos. Prática comum, que sinto na pele como gestor de pessoas no Brasil.
Nos EUA tudo gira em torno do consumo e produção. A legislação trabalhista dos Estados Americanos é praticamente nula. O protecionismo paternalista adotado pelo Brasil lá não existe. De outro lado, todos os profissionais gabaritados ou não como garçom, cozinheiro, faxineiro, pedreiro podem dirigir a tão sonhada BMW, morar numa casa com ar condicionado central, ter uma casa equipada com os mais modernos eletrodomésticos e piscina, ter seu Iphone 6, sua cama box "King Size", suas roupas de grife, seus perfumes importados. Poderá ainda comprar sua casa, não enfrentará os ônibus lotados e tampouco, enfrentará ruas cheias de buracos.
E o melhor de tudo é poder ainda contar com segurança e um sistema de policiamento ostensivo.
Enfim, escrevi tudo isso porque vejo que muita gente quer ir para os EUA achando que as coisas lá são fáceis. Não é fácil e tudo tem seus prós e contras.
Antes de fazer suas malas, pese na balança e veja onde melhor você se adapta.

Obs.: Artigo publicado com autorização do autor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...