sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PASTOREANDO O CORAÇÃO DA CRIANÇA

Tedd Tripp
  
Aos pais discípulos de Cristo que têm filhos sob a sua autoridade. Li o texto abaixo no livro: Pastoreando o Coração da Criança, Tedd Tripp, Ed. Fiel, 8ª Reimpressão 2010, pp. 65/66 e passo a compartilhar com vocês aluns trechos:

Muitos pais cristãos nunca deixariam seus filhos estudarem em escolas públicas, mas colocam-nos em aulas de dança. Recusam-se a deixá-los sob a influência do humanismo secular, na escola, mas os deixam expostos a conceitos de beleza não-bíblicos em aulas de dança.

Quando pergunto porque colocam seus fios nessas aulas, explicam-me que isso tem ajudado o senso de auto-estima das crianças. Existem passagens bíblicas que ordenam o desenvolvimento da auto-estima como objetivo bíblico? Não deveriam estar mais preocupados com um conceito correto sobre nós mesmos? É bíblico construirmos a auto-estima com base na capacidade de se desenvolver uma habilidade física? Não estaríamos encorajando o orgulho proveniente da capacidade de atuar? ...

Muitas destas atividades ensinam seus filhos a confiarem em si mesmos, enquanto a Escritura ensina a pessoa confiante em si mesma é um tolo, cujo coração se afasta de Deus. O amor-próprio e a autoconfiança que a nossa cultura proclama sempre leva o coração a afastar-se de Deus”.

Comentário meu: De fato a ênfase a confiarmos em nós mesmo é um padrão humanista. A Bíblia diz de forma diferente: Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará (Sl 37.5).
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento (Pv 3.5, NVI).
Deus me ajude a assim, agir como pai, e a todos os meus irmãos para cada vez mais agradarmos ao nosso Senhor!  

Aos pais e filhos
Como os nossos filhos se portariam diante da situação em que deveriam ser amáveis como os que os insultam? Quando o coração dos nossos filhos desejam vingança, quando precisam de força para amar o inimigo, quando a deles exige que deixem espaço para a justiça de Deus: nãopara onde ir senão à Cruz. Eles não poderão conhecer estas atitudes sem conhecer a Cristo. Então nós precisamos estar apontando para os nossos filhos a Cristo, sua obra naqueles que o buscam, seu poder e sua graça; nãooutra escolha para quem quer viver o padrão que Ele estabeleceu. Não existe o ‘bateu levou’, ‘eu quero justiça’, mas "Se o seu inimigo estiver com fome, comida a ele; se estiver com sede, água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha." (Rm 12.20, NTLH). Comentário meu ao parágrafo da p. 72 do livro: Pastoreando o Coração da Criança, Tedd Tripp, Ed. Fiel, 8ª Reimpressão 2010. 

Aos Pais: Breve Comentário Sobre a Comunicação Com os Filhos 
A comunicação não apenas disciplina. Ela também discipula; pastoreia o coração dos filhos nos caminhos de Deus. Como é ensinado em Deuteronômio 6. Esta comunicação é dinâmica, ocorre ao deitar, ao acordar, ao levantar, ao andar, ao sentar
Frequentemente, os pais estão muito ocupados para falar, a menos que algo esteja errado. Um hábito regular de conversação frequente prepara o caminho para se conversar em situação de crise. Nós nunca teremos os corações dos nossos filhos, se conversarmos com eles somente quando algo estiver errado.
Este comentário é baseado no livro: Pastoreando o Coração da Criança, Tedd Tripp, Ed. Fiel, 8ª Reimpressão 2010, pp. 109/110.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...