Carol (Carolina) Lee Swain, uma missionária americana, iniciou a tradução de textos Bíblicos para essa língua, em 1972. Só vários anos depois que priorizou a tradução do NT. Em 2007, as brasileiras, Jacqueline dos Santos e Maria Rosa Monte, começaram a ajudar Carolina na tradução. Em 2013 iniciou-se o treinamento de tradutores indígenas da Bíblia. Então, Jacqueline e Maria Rosa se tornaram facilitadoras no processo de tradução.
Em 2022 a tradução do Novo Testamento
Ninam foi finalizada e a gravação em áudio foi feita. No final de 2023 o Novo
Testamento foi impresso na língua yanomami
ninam, pela Sociedade Bíblica do Brasil - SBB e entregue ao povo ninam, em
marco de 2024.
Glória a Deus pela persistência dessas valorosas irmãs e pelo engajamento de toda a equipe, na tradução do NT, ao povo yanomami, ao longo dessas décadas. 🙌🏽 🙌🏽
A irmã Carol Lee Swain ainda está viva e pode se alegrar com a finalização do seu trabalho pioneiro, iniciado há 52 anos. Louvado seja Deus pela existência dessa pioneira e por todas as adversidades que enfrentou e foi vitoriosa.
Talvez eu até a tenha conhecido a Carol, pois no início dos anos 80, ia aos sábados, jogar bola com vários irmãos, ligados à Aliança Bíblica Universitária -ABU, lá na sede do Summer Institute Linguistics - SIL, no final da Asa Note, em Brasília - DF, onde tive a oportunidade de conhecer vários missionários, que trabalharam ou trabalhavam nas tribos indígenas, naquela época, na tradução da Palavra do Senhor, entre eles os americanos: Linda Brown; Peter Carlson, casado com a brasileiras Carmosina; Steve Sheldon, que foi diretor do instituto e a inglesa: Margareth.
Deus continue dando as condições materiais, humanas e espirituais, para que esses bravos irmãos e irmãs, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, continuem traduzindo a Sua Palavras, para os povos que ainda não a tenha, em sua língua materna e, assim, seja cumprido a Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, ...” (Mt 28.19)
Manoel Soares Cutrim Filho
Esse texto foi elaborado em parceria com Laerte Antônio Zorzetti, que é missionário da Associação Linguística Evangélica Missionária - ALEM.
Abaixo, um breve vídeo, onde o irmão André, missionário da Missão Evangélica
da Amazônia, lê um texto na língua yanomami
ninam.