De 25 a 28 deste mês acontecerá a 18ª Convenção
Mundial das Igrejas de Cristo , sendo que
pela primeira
vez no Brasil.
As igrejas de Cristo
surgiram nos Estados
Unidos no início do Século
XIX, como um
Movimento de Restauração
da Igreja do Novo
Testamento pregando que a igreja
organizada, originalmente , era apenas a igreja local , conforme lemos em
Rm 16.3, 5, 10, 14, 15; At 13.1; 1 Co 8.1;16.19. A verdadeira Igreja não se
restringe às denominações , em nenhum de seus aspectos ; portanto , as denominações
são recursos
humanos , perfeitamente
dispensáveis .[1]
Os pioneiros desse movimento
foram influenciados por vários movimentos
do passado como
os valdenses que tentaram restaurar aquela comunidade de servos uns dos outros ,
que se perdera na romanização
da Igreja , por
meio de uma vida
simples e comunal, pregando aos pobres em sua própria língua , observando a prática
da ceia , do batismo
e a pregação pelos
leigos .
Na Inglaterra,
o João Wycliffe, da Universidade de
Oxford, motivado pelo desejo
de colocar a Palavra
de Deus nas mãos
do povo , teve a ousadia
de traduzir o Novo Testamento para o inglês , em 1384.[2]
Os “lolardos”,
liderados por João Wycliffe, que perambularam descalços
pelo país ,
procurando restaurar a autoridade
única e exclusiva
das Escrituras na Igreja ,
além das teses
de seu líder ,
defendiam que o povo
deveria ter a Bíblia
no vernáculo ; que
não há distinção
ente o clero
e o laicato; o clero não deve ocupar cargos públicos ;
o celibato é contrário
às Escrituras , só
produz imoralidade e que o culto às imagens e as orações
em favor dos mortos são erros doutrinários .
[3]
João Wesley, sacerdote anglicano na
Inglaterra, no século XVIII, deu ênfase à restauração
de uma vida em
estreita comunhão
com o Espírito
Santo e à responsabilidade
social da Igreja .
[4]
A Igreja que Jesus
estabeleceu por meio
dos apóstolos era
simples na organização
e operosa na ação .
É lógico
supor que cada congregação local reunia-se em
diversas casas particulares ,
como vemos em
Romanos 16, devido
à perseguição e à impossibilidade de se reunir em
grandes edifícios .
Um presbítero não era elevado acima dos outros
nem tinha
títulos especiais ,
embora os dons
de Deus os capacitassem a servir em funções diferentes .
É lastimável dizer que o projeto
de evangelizar o mundo
por meio
de uma Igreja unida, restaurada na base do Novo Testamento , ainda
não se realizou. Discordâncias
sobre o que
restaurar e como
restaurar , fraturaram a unidade
dos irmãos . Homens ,
cujos pais
tinham superado divergências tão grandes quanto as que
distinguiam Campbell e Stone, dividiram-se amargamente
sobre questões
tais como
o uso de instrumentos
musicais, o uso de mais
de um cálice
na ceia do Senhor ,
a legitimidade da Escola
Dominical e das sociedades
missionárias e sobre o milênio . A determinação
de uma doutrina correta
passou a ser mais
importante que
o amor fraternal .
[5]
Uma exortação , conforme
afirma Thomas Fife : “Nossa tarefa como verdadeiros cristãos
é a de fazer todo
o possível para
promover a unidade
de todos os cristãos
verdadeiros, fundamentada na Rocha Eterna que é Jesus Cristo ,
na qual Ele
nos edificou como
Sua Igreja .
Vamos restaurar a doutrina
dos apóstolos , a prática
do amor fraternal ,
o fruto do Espírito
Santo no mundo
de expressão portuguesa, no início do século
XXI, no mesmo espírito
com que
o fizeram James O’ Kelly em 1794, Barton
Stone em 1804, Thomas Campbell em 1809, “Raccoon” John Smith e John T. Johnson em 1832, no espírito
dos que afirmaram: “Temos liberdade para discordar , mas não para dividir ”.
[6]
Manoel Soares Cutrim Filho ,
Igreja
em Cal das Novas - GO .
[1] Este trabalho é baseado na Apostila : Igreja do Novo Testamento , Thomas W. Fife, 1991, p. 8.
[2] Op. cit., Fife ,
Thomas W., 1991, p. 11.
[3] Op. cit., Fife ,
Thomas W., 1991, p. 11.
[4] Op. cit., Fife ,
Thomas W., 1991, p. 12.
[5] Op. cit., Fife ,
Thomas W., 1991, p. 41.
[6] Op. cit., Fife ,
Thomas W., 1991, p. 49.