Com a criação dessas centrais, que recebem carinhosamente o nome distinto em cada Estado
da Federação, tais como: Ganha Tempo – MT, Na Hora – DF, Vapt Vupt – GO, Poupa
Tempo – SP, Faça Fácil – SE, etc. Houve o início do pagamento de um grande débito
que os governos, Municipais, Estaduais e Federal, têm para com o cidadão comum, nestas centrais é possível obter documentos relativos aos DETRANS, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Registros de determinadas Ocorrências Policiais, Documentos Fiscais, Serviços de Defesa do Consumidor, etc.
As Centrais de Atendimento ao Cidadão
começaram com um exemplo tímico no Estado de Santa Catarina, em setembro 1991, mas
a primeira experiência marcante aconteceu na Bahia, em 1995. De lá o bom exemplo
migrou para outros Estados da Federação. Fonte: http://www.centraisdeatendimento.sp.gov.br/historico.htm
A burocracia já diminuiu bastante dede que instituíram o
Ministério da Desburocratização, nos ‘anos oitenta’, mas ainda existem várias situações
que subtraem preciosa parte do tempo livre do cidadão comum, situações essas que
estão refletidas nos transportes urbanos superlotados e de má qualidade, nas
filas intermináveis nos hospitais e Postos de Saúde, no abrir e também fechar
uma empresa, ao tirar uma CNH - Carteira Nacional de Habilitação, etc.
Desejo que sociedade civil organizada e
governantes cada vez mais possam formar parcerias para lutarem contra esses
ladrões do tempo, das pessoas de bem do nosso país.
Manoel Soares Cutrim Filho, Discípulo de
Jesus em Caldas Novas – GO.