terça-feira, 29 de abril de 2014

Nos Estados Unidos o Seguro Agrícola Funciona!


A seca de 2012 nos Estados Unidos foi a pior nos últimos 50 anos, mas a renda no campo foi preservada. Os produtores, em 2013, tiveram fôlego até para aumentar a área de milho plantada em 80 mil hectares a mais, do que no ano da seca. Para explicar como funciona esse mecanismo de preservação da renda do produtores rurais a repórter brasileira entrevistou o professor de Economia Agrícola Marshal Martin de uma universidade de americana. Na seca de 2012 os produtores rurais americanos receberam o seguro agrícola que os possibilitou comprarem máquinas e insumos, por conseguinte, os levou a aumentar a produção no ano de 2013.

Um dia, se Deus permitir e os Governos ajudarem, ainda teremos esse mecanismo funcionando bem no Brasil. Mesmo com toda essa desvantagem em relação ao produtor estadunidense, somos o segundo maior produtor de grãos do mundo e o agro negócio representa 37% dos empregos e 42% das nossas exportações.

sábado, 26 de abril de 2014

Por que o homem é como é? Por que o mundo é como é hoje?


Há somente duas maneiras de explicar porque o homem é como é, porque o mundo é como é hoje, e porque ele sempre foi o que foi. Uma é o ensino bíblico e a outra é o ensino popular, segundo o qual o homem está em sua condição atual, e as coisas estão como estão, porque o home ainda não teve tempo suficiente para avançar até a perfeição. Outrora era um animal — é o que dizem, e isso não muito tempo atrás... Habitava nas florestas, trepava nas árvores... Não se pode esperar que de repente se torne prefeito. O homem está se desfazendo desses vestígios e resquícios animalescos, porém, ainda não o fez completamente... está fazendo progressivamente, mas é preciso dar-lhe tempo. Em outras palavras, o problema da humanidade é simplesmente um problema de tempo. Tais pensadores não têm muito consolo para dar aos que estão vivos, porque dizem que em muitos milhões de anos, provavelmente, o homem chegará à perfeição. É tudo uma questão de tempo, de conhecimento, de instrução.

Agora a Bíblia diz que o homem é tolo e que ele trouxe calamidade para si mesmo. Além disso, a razão dele e o mundo serem o que são, como Paulo apóstolo afirma taxativamente, é o fato do homem ser ‘um filho da desobediência’ (Ef 2.2). A Bíblia assevera que não há escusa para o homem, que ele deve admitir e enfrentar a sua condição, e que não há esperança para ele enquanto não se ARREPENDER. Este comentário é baseado em tópicos que estão na pás. 14/15 do livro: Pela Graça Sois Salvos! Tópico escrito por Martin Lloyd-Jones. Ed. Tesouro Aberto, Primeira Edição 2007.


Faço a pergunta: Arrepender-se de quê? No grego a palavra usada para ARREPENDIMENTO é “metanóia”, que significa mudança de mente, mudança de atitude interior. Que mudança é esta? É a troca de uma atitude de independência para uma atitude de dependência. Da atitude de rebelião (faço o que eu quero) para a atitude de submissão: pertenço a Deus para fazer a sua vontade! Este comentário é do autor desta postagem, tirado da apostila de Fundamentos da Igreja, do site:

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Comissão Retira 'Gênero' do PNE e Cita 'Ditadura Gay'

Abaixo resumo da matéria.

Após ser alvo de polêmica, deputados retiraram a questão de gênero do Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE começou a ser votado nesta terça-feira na comissão especial da Câmara dos Deputados formada para analisar o texto. A comissão aprovou o relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), salvos os destaques. A questão de gênero foi suprimida no primeiro destaque votado. Ainda serão analisados sete destaques. A intenção é que a votação seja concluída em sessão prevista para quarta-feira.
Para os deputados que argumentaram a favor da alteração, as formas de preconceito estão contempladas no texto, e colocar a questão de gênero e orientação sexual vai favorecer o que chamaram de "ditadura gay". Outros parlamentares consideraram a retirada da questão de gênero um retrocesso. "A escola, mais que outro lugar, não pode ser surda e muda e reproduzir os preconceitos da sociedade", defendeu a deputada Fátima Bezerra (PT-RN).
O PNE estabelece metas para a educação a serem cumpridas em um período de dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar.
O PNE ainda terá que passar pelo plenário da Câmara. A expectativa do presidente da comissão, Lelo Coimbra (PMDB-ES), é que o plano seja sancionado no próximo mês. "O ponto de maior envolvimento, e que acabou causando a maior movimentação de igrejas e da sociedade, foi a questão da orientação (sexual e gênero). Os outros, que são muito importantes, mas têm menos densidade de movimentação, acredito que amanhã poderemos concluir".
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/comissao-retira-genero-do-pne-e-cita-ditadura-gay,96ce1a013a985410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Outros posts correlacionados:
- Filha criada por casal lésbico cresce e se manifesta contra o casamento gay
- O que é criminalizar a homofobia?
- Papa Francisco é Contra a Adoção Gay: "Cada Pessoa Precisa de um Pai Masculino e uma Mãe Feminina'.
- Um gay muito consciente! Breve vídeo
- Vamos Apoiar Dolce e Gabbana, contra a 'inquisição gay', por serem a favor da família tradicional

- Educação Sexual é Responsabilidade da Família e não das Escolashttp://blogdocutrim.blogspot.com.br/2015/05/educacao-sexual-e-responsabilidade-da.html

sábado, 12 de abril de 2014

O QUE O SENHOR ME ENSINOU COM A HORTA

Transformei parte de um pequeno gramado que está no quintal da casa onde moro, em uma horta doméstica. Na parte da área que ‘conquistei’ do gramado, revolvi a terra, adubei-a e plantei algumas hortaliças, como podem ver na foto. 
Nas semanas seguintes enquanto estavam as hortaliças crescendo notei que com elas também cresciam alguns brotos de grama. A medida que ia tirando os brotos da grama invasora o Espírito Santo foi me mostrando algumas atitudes que nos afastam dEle, que a Bíblia denomina de Pecado. O que passo a repartir com vocês, nos parágrafos seguintes.
Pecado Oculto
Ao revolver a terra deixei alguns pedaços de grama no interior da mesma, por serem muitos. Faço uma inspeção diariamente na horta e vejo que de tempo em tempo resultante da irrigação que faço todos os dias, do adubo que pus e do calor do sol, os brotos que estão escondidos brotam. Aí eu procuro arrancá-los, pois se os deixar crescer vão tomar conta da minha horta. Assim como acontece com a minha vida eu devo constantemente estar colocando-a diante de Deus e perguntando a Ele, como fez o salmista, se há algum Pecado Oculto, para não deixá-lo brotar e atrapalhar a minha comunhão com o Pai.
“Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos”. (Sl 26.2)
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl 139.23 e 24)
“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia”. (Sl 32.3).
“Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice (tolice), e as minhas culpas não te são ocultas”. (Sl 69.5)
Pecado Que Chega Voando
Vi que havia algumas gramas com as folhas bem pequenas, diferentes das demais e pude entender que eram resultantes das sementes que tinham sido trazidas pelo vento. A aplicação que fiz para esse caso é quando a gente se expõe a algum tipo de circunstância e deixamos que o nosso coração receba certos valores ou princípios que são agradáveis aos nossos olhos, aos nossos sentimentos, mas contrários aos ensinamentos do Nosso Mestre Jesus.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tg 1.15)
Pecado Sorrateiro
Percebi que havia um estolho (caule rastejante, subterrâneo que emitia brotos em espaços regulares, permitindo que a planta se multiplicasse). Quando vinha à superfície já era uma planta formada com folhas bem definidas, com aspecto de uma planta adulta.
Assim ocorre conosco, os cuidados do mundo que começam de forma sutil em nossas vidas: o ativismo de muitas coisas por fazer, elogios, fama, a fascinação do acumular patrimônio, os projetos grandiosos e as demais ambições, cobram um preço muito alto, sufocam a Palavra de Deus em nossas vidas, ficando infrutíferas. Somos neutralizados, não geramos frutos. Quando nos damos conta já existem muitas evidências de resultados danosos, daquilo que começou sutil em nossas vidas.
“... mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.  “(Mc 4.19)
Pecado Não Confessado ou Confessado Parcialmente
O estolho mencionado anteriormente, se não for arrancado totalmente, o broto que restar, em algum momento brotará, e causará os mesmos danos de invasão à horta, cometidos por aqueles que vêm de forma subterrânea.
“Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” (Hb 12.15)
Pecado Confessado
Percebi que alguns estolhos que ficaram na superfície da horta, expostos ao sol, secaram, perderam a vida. O mesmo acontece com o pecado confessado a Deus e a uma pessoa da nossa confiança, colocado às claras, seca e morre, não tem mais poder de germinar, pois o Sol da Justiça se encarrega de matá-lo!
 “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta”. (Sl 38.9)
“Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”. (Sl 32.5)
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. (Tg 5.16)
O pecado confessado gera perdão da parte de Deus e do próximo. Há cura!
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. (Mq 7.18)
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. (Sl 51.17)
Pecado Contra Nós Deve Ser Perdoado
O pecado do nosso próximo contra nós, quando perdoado tem o mesmo efeito do pecado confessado, pois no ato que professamos o perdão é tornado conhecido a intenção do nosso coração, nas regiões celestiais. Não há mais poder de nenhum espírito de acusação contra nós, por perdão não concedido. Sai do nosso controle e é colocado sob o controle do Espírito Santo de Deus. Ficamos livres desse Fardo que pode gerar doenças físicas, emocionais e espirituais. Aleluia!!!
“...e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores...” (Mt 6.12)
Conclusão
Com essa experiência, pude reafirmar algo que é sabido por todos os cristãos: “Se estivermos sempre dependentes do Espírito Santo, Ele pode, a qualquer momento, e em qualquer lugar, estar nos revelando o que Lhe aprouver para a nossa Edificação, Livramento, Vitórias e Encaminhamentos, que precisamos para as nossas vidas”

Manoel Soares Cutrim Filho
Discípulo de Cristo em Caldas Novas – GO. E-mail: cutrim@terra.com.br





quarta-feira, 9 de abril de 2014

Noé - Superprodução Sobre o Personagem Bíblico


Prezados Leitores deste blog,
Recebi o e-mail abaixo, de um amigo, cristão muito comprometido com os ensinamentos do Cristo. Ele é um dos líderes do ministério cristão que faço parte. Considero que são oportunas, pedagógicas e esclarecedoras, as considerações que ele fez sobre o filme Noé, a superprodução que estás nos cinemas, por isso, pedi autorização a ele para postar o conteúdo na íntegra, neste blog. Proponho que leiam e tirem as suas conclusões.

"Amados,

Ontem, fomos assistir NOÉ, filme de grandes badalações do momento.

Como contém muitas armadilhas, distorções, mentiras e, sobretudo, o envolvimento de demônios, na obra de Deus através de Noé, aconselho os pais a não incentivarem as crianças e adolescentes a assistirem, pelo risco de serem mais facilmente influenciados. 

Como filme, e considerando a mega produção, poderia ser melhor.

Pela história que deu base ao filme, fica claro tratar-se da obra de um autor/diretor que se declara ateu, tentando mudar as verdades de Deus em mentira, e valendo-se de forte instrumento de manipulação da mente dos menos esclarecidos dos fatos bíblicos. 

"Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105).
"Eu sou a verdade, o caminho e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6)
Abraços, 
No amor de jesus, Wagner.


Para os que gostam dos detalhes:

PRODUÇÃO
Apesar das inúmeras ações midiáticas para se vender o filme, mesmo contando com brilhante atuação do grande ator Russell Crowe e dos inúmeros apelos visuais e sonoros de efeitos especiais, considerei o filme de média para baixa qualidade.

HISTÓRIA DE NOÉ (Gênesis 5 a 10):
HOMEM a quem Deus mostrou benevolência, porque era justo, íntegro entre o povo da sua época e ANDAVA COM DEUS, e que por isso o escolheu, e a quem comunicou que destruiria a terra e o pouparia, juntamente com sua família.

Os autores/diretores tentam distorcer completamente o testemunho de Noé, e não tiveram sequer a preocupação de observar detalhes como a quantidade dos que entraram na arca: Noé, sua mulher, seus filhos (Sem, Cam e Jafé) e AS MULHERES dos filhos, tendo incluído apenas a mulher de Sem. Além disso, surgiu um intruso na embarcação. 
Existem vários descompassos do filme com os fatos narrados pela Palavra de Deus, demonstrando total descompromisso com o mínimo da verdade histórica e não conseguindo se enquadrar na categoria "ficção".

Quanto à mensagem (ministração)
Algumas inverdades usadas:
1. No início do filme, Lameque (pai de Noé) usa a pele deixada pela serpente no jardim do Éden, para tocar em Noé, como parte de um rito de consagração demoníaca, tentando passar um ar de "bênção" do pai para o filho, gesto que Noé repte no final, quando libera a  "BÊNÇÃO" sobre sua futura geração.
2. Os anjos caídos (demônios) são os "guardiões" e "AJUDAM" Noé e sua família a se livrarem dos perseguidores, também AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DA ARCA, além de darem proteção no momento do embarque, contra possíveis invasores.
3. Antes do dilúvio, os tais guardiões pedem perdão ao criador, são redimidos, tornam-se anjos de luz e ascendem aos céus.

Teriam muitos outros pontos, mas vou parar por aqui.


Wagner".

sábado, 5 de abril de 2014

Acidentes Com Moto, Uma Guerra Contra os Nossos Jovens



     


Tenho refletido sobre os riscos do andar em motos desde a minha mocidade. Certa vez falando sobre o assunto com um colega de UNB, originário de São Tomé e Príncipe - África, ele disse-me que um dos seus tios lhe falou: "Que se fosse andar em cima de 'dois pés', preferiria os dele". Essa afirmação foi marcante para que eu nunca quisesse aprender a andar em moto para não ser tentado em comprar uma. 

Queridos, certa vez nos anos noventa fui visitar uma pessoa no Sarah Kubitschek e tomei conhecimento que lá havia uma ala só de lesados de acidentes de motos. Pude ver que era um números significativo de jovens lesionados para o resto da vida, como paraplégicos e tetraplégicos, ou mesmo com um braço ou uma perna amputados ou com a perda da funcionalidade. Salvo engano, na minha Memória eram cerca de uns 15 jovens entre 18 e 22 anos. Sabemos que a mídia veicula todos os dias acidentes fatais com motociclistas em várias partes do Brasil. A própria mídia tem dito que na cidade de S. Paulo diariamente morre pelo menos uma pessoa decorrente de acidentes dessa natureza.

Lembro que escutei uma afirmação, por meio de um irmão meu, que ouviu de certo líder cristão, que no seu entendimento: "Todo acidente de moto com óbito é uma morte precoce".

Não sei quantos de vocês quando mais jovens foram usuários regulares de motos, mas considerando que eu, vocês e vários que já ultrapassaram a casa dos cinquenta anos, pudemos passar a nossa mocidade com pouco dinheiro, andando de ônibus, metrô e a pé, o que nos possibilitou chegar até aqui, sem acidentes com o tipo de veículo em referência.

Sugiro que reflitam a respeito e, de alguma maneira, você que é motociclista, ou não, possa recomendar aos que são, que estão no seu âmbito de relacionamento, para que procurem outra opção de transporte, quem sabe até adquirindo um carro velhinho, com boa manutenção, mas que os preserve dos riscos que é andar em uma moto.

Segundo estudos da Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo, em conjunto com o Hospital das Clínicas e a Abraciclo – associação que representa as fabricantes de motocicletas do país, o GRUPO DE RISCO é homem, adulto jovem, classe média baixa, sendo que 73% usa a moto como meio de transporte e 23% como instrumento de trabalho. Fonte: http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=1820A perda de uma vida jovem representa prejuízos de múltiplas facetas para a sociedade e para as suas famílias.

“O número de mortes em acidentes com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos, segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), criado pelo Ministério da Saúde. Em 2011, foram 11.268 mortes no país, contra 3.100 usuários de motos mortos em 2001. O Ministério da Saúde informa que os dados de 2011 são os mais recentes disponíveis, visto que o processo de registro de óbito é demorado, levando até dois anos para contabilizar todos os casos”. Link: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/06/numero-de-mortes-em-acidente-com-moto-sobe-2635-em-10-anos.html
Estatísticas nacionais de acidentes de trânsito. As únicas fontes são o Ministério da Saúde (43.250 óbitos em 2011 e 179.000 feridos hospitalizados em 2012), segundo o Já o site Por Vias Seguras. Link: http://www.vias-seguras.com/os_acidentes/estatisticas/estatisticas_nacionais Quanto a acidentes com motos uma matéria do site diz: “Motociclistas: mais de 13.000 mortos e 50.000 feridos graves por ano, o maior problema de segurança do trânsito no país”. Link: http://www.vias-seguras.com/os_acidentes/acidentes_com_motos Com base nos dados acima podemos concluir que os óbitos de acidentes com motos representam 30,05% e os feridos 27,93% do total registrado por ano 2011/2012.

 O custo anual dos acidentes de trânsito no Brasil é de aproximadamente R$ 40 bilhões, afirma o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho. Link: http://www.vias-seguras.com/os_acidentes/custo_dos_acidentes_de_transito/ipea_estima_custo_anual_com_acidentes_em_r_40_bilhoes. Considerando que os acidentes com moto é cerca 30% desse total, podemos dizer que o custo para o Brasil com óbitos e feridos em acidentes deste espécie fia em R$ 12 bilhões. Valor esse superior à receita prevista para o exercício financeiro de 2014 do Estado de Tocantins: R$ 9,16 bilhões e um pouco menor do que a prevista para o Estado de Mato Grosso que é de 13,3 bilhões. Pelo apresentado, podemos dizer que anualmente o país perde só em acidentes com motos o valor equivalente à receita do Estado de Pernambuco. Isso é muito preocupante!
 
Não temos uma percepção clara de quão alarmante é esse número de mortos por ano. Só para numa rápida comparação, a guerra dos Estados Unidos e seus aliados contra o talibã, no Afeganistão, matou 13mil vidas em 10 anos, segundo matéria do Estadão: http://topicos.estadao.com.br/afeganistao

Aqui morreram 11.268 só no ano de 2011! Temos uma guerra no Afeganistão a cada ano, no Brasil, decorrente de acidentes com motos, dizimando principalmente JOVENS! É uma guerra contra os nosso jovens. Basta acessar imagens no Google, colocando a expressão: “mortos em acidente com moto”, infelizmente veremos verdadeira carnificina!

Gente, que Deus tenha misericórdia dos nossos jovens! Autoridades, façam algo para evitar tantas mortes!

Manoel Soares Cutrim Filho, bacharel em Direito pela UNB e discípulo de Jesus em Caldas Novas - GO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...