Introdução
Nesta reflexão
não iremos dar
ênfase ao porquê
guardamos o domingo , porém , a importância
de guardá-lo, não como uma obrigação, mas por bom senso.
Somos salvos
pela graça ,
mediante a fé ,
e não por
obras (Ef 2.8-9). Após
a salvação, somos levados a ter uma vida de obediência à Palavra
do Senhor , por
fidelidade e amor
a Ele . Não
precisamos guardar o domingo
para herdarmos a vida eterna, mas
por fidelidade ,
amor e respeito
ao Criador, como o princípio de termos um
dia de descanso para os nossos corpos e nossas emoções.
Respeitamos quem entende que não deva
guardar o domingo como um dia específico para descanso, entendemos, entretanto que
o mais importante é ter um dia de descanso. “Quem distingue entre
dia e dia para o Senhor o faz; e quem
come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor
não come e dá graças a Deus”. (Rm 16.6)
Na
história do povo
hebreu , a observância
ou inobservância
do sábado , estava muito
associada aos períodos
de paz e prosperidade ou declínio da
nação, respectivamente. (Ne 2. 11-13). A princípio
isso é fácil
de entender . A não
observância de um
dia de descanso
traz uma série de consequências negativas , para o corpo a alma e
o espírito . Esta frase a seguir é muito oportuna para o que estamos
dizendo:
“Quão
longe desviamo-nos da linha reta dos mandamentos de Deus !
Percebe-se tão pouco
do temor Deus
na utilização do domingo .
Quantas pessoas vivem e trabalham hoje voltados para o ‘fim de semana ’,
em que
querem aproveitar a vida .
O domingo transformou-se no dia do divertimento , do esporte e dos prazeres
da carne . O Diabo
tomou posse do domingo
e utiliza-o para arruinar
as almas dos homens !”
[1]
I-
A Origem do Dia do Senhor
“Domingo vem de dois
vocábulos latinos
– dies dominicus – que querem dizer ‘dia do Senhor ’, isto é, o dia em
que o Senhor
Jesus Cristo ressuscitou, triunfando da morte .
Desde a ressurreição
de Cristo , os cristãos
guardam o primeiro dia
da semana ”.[2]
O Dia
do Senhor (domingo )
se originou no Novo Testamento ,
mas tem suas
raízes no Shabbat do Antigo Testamento que
significa descanso .
2.
Como o cristão deveria guardar
o domingo ?
“A guarda
de um dia
em sete
baseia-se em leis
da natureza humana .
A constituição do homem
requer esse descanso
justamente como
Deus o instituiu.
Existe, entretanto ,
uma ideia errônea generalizada a respeito
do domingo : que
é ele apenas
um dia
de descanso ... Falemos, porém , dos crentes
evangélicos . ... Se deixam o serviço cotidiano de sua profissão não hesitam, entretanto ,
em fazer trabalhos de outra
natureza e transações
comerciais que
julgam de pouca ou
nenhuma importância , mas que são suficientes
para revelar a sua falta de compreensão , sua
pobreza espiritual
em face
do mandamento : ‘lembra-te de santificar o dia de sábado (descanso ),
Ex 20.8. Não é raro ,
infelizmente , verem-se membro de igreja
viajar , fazer compras , cortar cabelo ... aos domingos .
A dona
de casa deve ver
na véspera o que
falta na sua
casa , para não andar ou não fazer que alguém ande ... pelas vendas
a comprar no domingo .
Abster-se de passeios ,
diversões , enfim ,
de tudo aquilo
que desvie a atenção
da santificação da alma ”.[4]
3. A preocupação
em guardar
o domingo não
é só de cristãos evangélicos
“O
primeiro dia
da semana não
é feriado . É o dia
do Senhor , que
recorda a ressurreição de Jesus ”. Esta preocupação
foi manifesta numa reunião
de bispos , padres
e diáconos da Arquidiocese
de Flor ianópolis. No documento, resultante dessa reunião, os clérigos pedem que os fiéis não
comprem aos domingos em shopping centers, supermercados
e lojas . “No feriado
cada um
faz o que quer ,
e no domingo , deve-se fazer
o que Deus
quer ”. Diz ainda
o texto que
o primeiro dia
da semana deve promover
o convívio familiar ,
o culto , o contato
com a natureza
e a adoração ao Criador
(Revista Ultimado, jan-fev, 2003, p.
23).
4. O que falar dos plantões e das emergências ?
A vida
de hoje é dinâmica, exige que tenhamos várias atividades ininterruptas, mas a própria Palavra tem orientações
nesse sentido . Jesus
disse que seria normal
se uma ovelha caísse no buraco , em um dia de sábado , e o dono
envidasse todos os esforços
para tirá-la de lá
(Mt 12.11). Os discípulos do Mestre tiveram fome
num sábado e, ao passar
pelos campos ,
colheram espigas de trigo ,
mas não
foram recriminados por Ele (Lc 6.1-5). Nos
dias de hoje ,
temos hospitais , serviços
de eletricidade , água ,
telecomunicação , meteorologia ,
segurança (Polícias ,
Corpo de Bombeiro
e Forças armadas )
etc., que funcionam 24 horas por dia . As pessoas
nascidas de novo ,
que trabalham nesses setores , estando de plantão
devem trabalhar como
os demais companheiros
de trabalho ; se os plantões
forem sempre aos domingos ,
precisam escolher outro
dia para o descanso , pois o princípio de ter um dia de descanso é o que
é mais importante .
II - A Observância do Sábado Na História do Povo Hebreu
1-Empregados e até
o gado deveriam descansar :
Êx. 20.10;
2-Nenhum tipo
de trabalho era
feito neste dia :
Êx 20.10; a comida era
preparada na sexta ;
3-Nenhum tipo
de negócio era
feito : Ne 10.31, Ne 13.15-17;
4-Nenhuma carga
deveria ser carregada: Ne 13.19, Jr 17.21;
5- A colheita
não poderia
ser feita neste dia : Êx 34.21.
III - A Verdadeira Forma
de Se Guardar o Sábado no Velho Testamento – Is 58.13-14: “Se desviares o pé de profanar o sábado e
de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado
deleitoso e santo dia do Senhor,
digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo
fazer a tua própria vontade, ...”.
Podemos
fazer um breve aplicação, para os nossos dias, dessa orientação riquíssima que o
Senhor dar para o Povo Hebreu, por meio do profeta Isaías:
1-Deleitando-se no Senhor .
Fazer deste dia
um dia
especial de adoração ,
oração e louvor ;
2- Abrir mão
dos próprios prazeres .
Este não
é um dia
de esportes , de estudos ,
mas um
dia de agradar
a Deus , em
visitas evangelísticas ou a enfermos , por exemplo ;
3- Fazer dele um
dia de honra
ao Senhor . Durante
seis dias
nós trabalhamos e despendemos nosso tempo com outras coisas ,
mas pelo menos um dia de nossa semana pertence
exclusivamente ao Senhor ,
e deve ser separado para
estarmos especialmente com Ele .
IV - Como Jesus Guardou o Primeiro Dia do Senhor
1- Jesus
confortou Maria em Jo 20.13;
2- Jesus
caminhou por sete
milhas com
dois discípulos
em Lc 24.13;
3- Jesus
mostrou o que diziam as escrituras aos discípulos
no caminho de Ema ús
– Lc 24.24-31;
4- Jesus
mandou recados para
os outros discípulos
em Mt 28.10;
5- Jesus
teve uma conversa em
particular com
Pedro em Lc 24.34;
6- Jesus
encontrou dez de seus
discípulos e comeu com
eles , como
é narrado em Lc 24.36-45.
V - O Contraste Entre o Sábado e o Dia do Senhor
1- O sábado
é o sétimo , e o domingo
é o primeiro dia
da semana ;
2- O sábado
comemora o descanso de Deus após a criação do mundo ,
e o domingo comemora a ressurreição de Cristo ;
3- No sétimo
dia , Deus
descansou. No primeiro dia ,
Jesus estava muito
ocupado ;
4- O sábado
comemora a finalização da criação ; o domingo comemora a finalização da obra de redenção ;
5- O sábado
era um
dia de descanso
sob obrigação
da Lei ; o domingo
é um dia
de adoração voluntária ;
6- O sábado
era para os judeus ; o domingo
é para a Igreja .
Conclusão
O fato
de que não
somos forçados a guardar
um dia
santo incentiva
nossos corações
a viver este dia e outros para adorar e trabalhar
para Deus , intensamente , mesmo
assim , nossos
corpos continuam precisando de um dia para descanso .
Vivemos
em uma constante
tensão com
os sistemas desse mundo
e, como cristãos
renascidos, devemos estar atentos
para esses fatos . Ao
abrimos mão da observância
de um dia
de descanso e reflexão
no âmbito espiritual, podemos estar indo na enxurrada do poder secularizado,
que vem banalizando o domingo como um dia qualquer e, com
isso , nos
afastando mais e mais
dos princípios norteadores de uma vida física e espiritual
saudáveis, com reflexos
em todas as demais
áreas de nossa
vida e da própria
Igreja , pois “um
abismo chama
outro abismo...” (Sl 42.7a).
Manoel Soares Cutrim Filho ,
Discípulo de Jesus em Caldas Novas -GO.
E-mail: cutrim@terra.com.br
[1] Gertrud
Wasserzug, Ph . D., D. D., O Significado dos Dez
Mandamentos Para
Hoje , Obra
Missionária Chamada
da Meia Noite ,
Porto Alegre , RS-Brasil,
p. 41.
[5] Op. cit., Abba Press, 1ª Edição 1993, pp. 204/204.