terça-feira, 29 de agosto de 2017

TRECHOS DA PALAVRA DE DEUS!

 Tenho publicando breves trechos da Palavra de Deus, que têm falado ao meu coração, quando da leitura de Sua Palavra.
Assim, espero contribuir para a tua edificação espiritual e das pessoas do teu relacionamento.
Os trechos estã sempre separados por um título.
Havendo dúvidas ou interação sobre o conteúdo, contate-me pelo e-mail: cutrim@terra.com.br

ALGUNS ASPECTOS DO AMOR DE DEUS

Curitiba, 25 de junho de 2020

"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação". 2 Timóteo 1:7

“O amor é paciente, é benigno (de bom caráter; bondoso; cortês; prestativo, no tratamento com os outros); o amor não arde em ciúmes (receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem), não se ufana (não sente orgulhoso ou envaidecido, não se vangloria), não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera (não se torna colérico ou enfurecido), não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se (alegra-se) com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (! Co 13. 4-7).

Esses aspectos do amor são alvos para mim e para cada discípulo de Jesus.

Comentarei alguns deles.

Como eu preciso de ser benigno para com a minha esposa, meus filhos, pessoas mais próximas e muitas vezes tropeço em minhas atitudes, nesses aspectos do amor.

O amor não arde em ciúmes, mas confia na pessoa amada.

Não se ufana: não vive a vangloriar-se, destacando-se a si ou os seus, bem como as suas respectivas qualidade e atos, em relação aos outros.

Não procura os seus interesses: não é egoísta, mas altruísta. Pensa também no próximo. As necessidades e sofrimentos do próximo seriam minorados se fôssemos menos egoístas.

Não se exaspera: não se enfurece, mas é contido, é moderado.

Não se ressente do mal: o mal dói, mas quem está revestido do amor de Deus não fica remoendo o mal recebido.

Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade: não se contenta com qualquer forma de injustiça, mesmo se essa injustiça é destinada a quem quer o seu mal. Está sempre ao lado da justiça, porque Deus é Justiça. Jesus é a Verdade.

Quem está revestido do amor de Deus tudo sofre, crê, espera e suporta, por um objetivo maior, como exemplo: um cônjuge, mesmo diante de sofrimentos, ora para que seu marido ou esposa possa andar nos caminhos do Senhor. Pais que oram pacientemente por filhos fora dos caminhos do Senhor.

Deus tenha misericórdia de mim e de ti, de modo que possamos, mesmo diante das adversidades emocionais e circunstanciais, possamos viver em amor, amando o próximo como a nós mesmo, porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Jesus, o seu único Filho que ele gerou, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.160)

A Deus toda a Glória!

Curitiba, 02 de abril de 2021

A DEFESA CONTRA OS ADVERSÁRIOS!

“Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite”. Ne 4.9

Lendo esse capítulo do Livro de Neemias pude traçar um paralelo com a realidade que ele se deparava na reconstrução do muro de Jerusalém com a vida daquele que tem compromisso com Cristo, o cristão de verdade. Naquela época uma cidade só era considerada segura se tivesse um resistente muro em seu redor. O muro da cidade de Jerusalém destruído por Nabucodonosor foi autorizado a reconstrução pelo rei Artaxerxes. Mesmo tendo uma ordem real, os inimigos dos judeus não queriam que isso acontecesse, pois seria mais fácil de manipular e saquear os habitantes da cidade sem os muros.  Assim acontece conosco, Deus nos ordena para sermos separados para ele, mas os inimigos das nossas almas não querem tamanha fidelidade ao Pai, querem sim que as nossas vidas sejam com uma cidade sem muro, que é escrava, a qualquer momento, dos nossos instintos e das forças das trevas.

Quando os adversários souberam que o trabalho de reparação dos muros de Jerusalém avançava e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram irados. Os nossos adversários espirituais também se iram quando percebem que estamos avançando na construção dos muros da nossa comunhão com Deus, ficam furiosos e decidem nos atacar, mas nesse momento, devemos agir como Neemias: “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite”. Ne 4.9

Essa é a hora de estarmos com as nossas armas em punho, pronto para a defesa da cidade: nossas vidas, dos nossos familiares e de todos os que aceitam a nossa liderança. O nosso Grande General nos encorajou dizendo: “Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas".

Quando os adversários percebem a nossa disposição de combate ele retroage. É isso que nos fala Tiago apóstolo: Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Tg 4.7. Mesmo assim não podemos baixar a guarda, juntos com os nossos irmãos na fé, vamos caminhando pela vida, dando cobertura um para o outro, sempre com as nossas armas à mão, prontos para o combate do dia a dia.

“Do lugar de onde ouvirem o som da trombeta, para lá se desloque para ter conosco, pois o Nosso Deus lutará por nós!” É fundamental para termos êxito nessa caminhada, a união, sempre prontos a ouvir a voz daqueles que têm autoridade para nos liderar.

Esse tempo de sacrifício, a todos nós é imposto, valerá a pena até vermos o muro totalmente reconstruído, quando podemos dizer: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. 2 Tm 4.7. 

DEUS ESTÁ ATENTO PARA A VIDA DE JUSTOS E INJUSTOS

“Ao infiel, porém, Deus diz: Por que recitas os meus mandamentos, e tens na boca as palavras da minha aliança? 

Tu que aborreces meus ensinamentos e rejeitas minhas palavras?

Se vês um ladrão, te ajuntas a ele, e com adúlteros te associas. 

Dás plena licença à tua boca para o mal e tua língua trama fraudes. 

Tu te assentas para falar contra teu irmão, cobres de calúnias o filho de tua própria mãe. 

Ficaria eu calado diante de tudo que tens feito? Pensas que eu sou igual a ti? Não, mas vou te repreender e te mostrar os teus erros. 

Compreendei bem isto, vós que vos esqueceis de Deus, caso contrário os destruirei, sem que ninguém possa salvá-los. 

Quem me oferece sacrifício de ações de graça, esse honra-me; eu salvarei todos os que andam nos meus caminhos”. Sl 50. 16-23.

Breve comentário

Deus não está preocupado com a nossa religiosidade. Ele quer o nosso coração. O nosso temor (respeito, reverência e desejo de servi-Lo, buscar a Sua dependência).

O Senhor se agrada de um coração grato e que cumpre o que promete a Ele e, sem dúvida, ao próximo.  

Ao ímpio, ao infiel, não adianta estar repetindo a Palavra do Senhor se o coração está longe de Deus, pois essas pessoas fazem o que ‘dá na telha’ e elas são o centro de suas vidas. Estão onde levam mais vantagens, pode ser com o assaltante, o corrupto, o assassino ou o depravado. Estão sempre prontas a destruir a reputação de alguém, basta que veja nessa pessoa alguma ameaça aos seus planos ou a lhe fazer sombra.  

Se engam essas pessoas pensando que Deus se calou ou fez ‘vistas grossas’ aos seus atos! No tempo certo Ele se manifestará e confrontará o infiel, lançando os seus atos diante dele.

Quem se esqueceu de Deus considere essas palavras, visto que do contrário, o Senhor o destruirá sem que tenha alguém para o livrar.

O salmista conclui dizendo que aquela pessoa que tem um coração cheio de gratidão essa pessoa honra ao Senhor e a essa pessoa Deus mostrará a Sua salvação. Louvado seja Deus! 


Outras meditações que elaborei podes encontrar nos títulos a seguir:


O DILEMA DO JUSTO ......

Curitiba, 05 de maio de 2020

Na semana passada estava revendo o Salmo 73 quando me lembrei da mais importante resposta que o meu pai me deu em toda a minha vida. Isso aconteceu em um momento de angústia que eu estava passando.

“Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas.
          Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência.Sl 73:12,13

Há momentos de tensão que o justo se vê em conflito com a sua integridade e uma vida de poucos recursos, diante da prosperidade de uma pessoa má, trapaceira, que quer levar vantagem em tudo. Na mente da pessoa temente a Deus essa pessoa injusta não recebe nenhum castigo ou reprimenda, mas prospera a olhos nus. Foi nesse momento de muita tensão que me dirigi ao me pai, quando tinha cerca de 13 anos, chorando, perguntei-lhe por que eu estudava bastante e tirava notas bem apertadas, mas uma boa parte dos colegas não prestavam atenção às aulas e tiravam boas nota. Ele respondeu-me: “Os ímpios crescem, florescem, mas não permanecem. Os justos crescem mais devagar, florescem e permanecem.”  Essa resposta foi como um bálsamo para mim, naquele momento de muita aflição.

Ao longo da vida concluí que meu pai tinha razão na sua sabedoria de um homem de pouca instrução escolar. Pude entender que vários daqueles colegas que brincavam na hora das aulas, contudo, tiravam boas notas, era porque colavam na hora da prova. Assim é na vida, muitas pessoas usam de métodos não éticos e/ou imorais para alcançar os seus objetivos e nem sempre são pegas nesses erros, todavia, nada escapa dos olhos de Deus. A seu tempo, Ele pedirá contas de cada ato nosso.

Como justos, pessoas tementes a Deus, somos muitas vezes tentados a usarmos os meios que as pessoas, sem compromisso com Ele, usam. Não entendemos como essas coisas acontecem, até chegamos a pensar que a vida é injusta para  conosco, não compreendemos, até que nos refugiamos na presença de Deus e Ele, pela Sua revelação, nos faz entender a circunstância que estamos passando, com diz o salmista nos versos seguintes:

“Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus (na presença de Deus), e então compreendi o destino dos ímpios”. Sl 73.16 e 17

Ao longo da vida, às vezes vemos certas pessoas que pareciam ter uma carreira, uma prosperidade fulgurante, no entanto, de uma hora para outra, tudo que que construiu vem abaixo, porque não foi construído “em cima da rocha”, mas na areia. Com diz os versos seguinte do Salmo 73: “Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína ... são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando a gente acorda ... tu os farás desaparecer”. Sl 73. 18-20.

A minha mente poderá “fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre”. Sl 73.26

Tu jovem, podes ver prosperando aquela pessoa que usa métodos desonestos para subir na vida, acumulando um patrimônio expressivo, tendo um casamento dos sonhos, ficando famosa e rica, não te preocupes, Deus tem tudo sob o Seu controle. Diga em seu coração: Essas pessoas prestarão contas a Deus. Bom é estar perto de Deus, fiz do Soberano Senhor meu refúgio, vez que Ele tem cuidado de mim e, ao longo de toda a minha vida, proclamarei todos os Seu feitos. Sl 73.28

Outras meditações minhas sobre a Palavra, estão neste link: http://bit.ly/2wkJJf2

Havendo dúvidas ou interação sobre o conteúdo, contate-me pelo e-mail: cutrim@terra.com.br


DEUS, O NOSSO PROTETOR

O Verdadeiro Filho de Deus não é Escravo do Medo

Curitiba,30 de junho de 2020

Divido contigo a minha meditação desta manhã, no Salmo 121.

Para o momento atual, esse Salmo dispensa os meus comentários.
Aqueles que buscam depender de Deus, sinceramente, de todo o seu coração, realmente encontrarão o amparo e a proteção que Ele reserva para os Seus verdadeiros filhos.
 “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormirá aquele que te guarda.
Sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
 O Senhor protegerá a tua saída e a tua chegada, desde agora e para sempre.”
         Deixo para a nossa edificação espiritual, a música do Fernandinho: Eu não sou mais escravo do medo.: https://www.youtube.com/watch?v=cPWuFBnsYek


O VIVER É CRISTO, E O MORRER É LUCRO.
                                                                       Fp 1.21

Curitiba, 20 de julho de 2020

O diabo e o mundo podem colocar impedimentos para vivermos o Reino do Senhor, mas temos o exemplo de Jesus para continuarmos trabalhar para Ele: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Jo 5.17
“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém, não desamparados; abatidos, porém não destruídos”. 2 Co 4.8 e 9.
Na versão NTLH:
“Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados.
Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos”.
Paulo ante todas as adversidades, incluindo prisões, açoites, apedrejamento, perseguições, fome, naufrágios, traições, etc., continuou a obra do Reino de Deus, enquanto o Senhor permitiu.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?  Rm 8.35
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8:38,39
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8:37

Os verdadeiros discípulos, seguidores de Cristo não são vítimas, mas protagonistas, agentes, atores da história!

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA!

Estou lendo alternadamente o livro de Salmos com o Livro de 2 Coríntios, hoje, coube a mim ler o Salmo 46, que me foi muito edificante e encorajador, porque nesse tempo de pandemia e isolamento social, é também tempo de aflição. Sei que esse é um período de muito sofrimento para quem teve perdas de entes queridos, para os que estão doentes com a covid-19 e para os que dependem de trabalhar todos os dias, a fim de obter o seu sustento, mas estão sendo impedidos pela quarentena.

Este é o trecho do Livro de Salmos que divido com vocês, nesse tempo difícil pelo qual passa a nossa nação.

“1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. 

2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;

3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.

4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus vem em seu socorro desde o romper da manhã. 6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

8 Vinde admirar as obras do Senhor, os prodígios que ele fez sobre a terra.

9 Ele põe fim às guerras em toda a extensão da terra, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.

10 Aquietai-vos e reconhecei que sou Deus; que domino sobre as nações e sobre toda a terra.

11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”.

 Breve comentário:

A Bíblia diz que aqueles que temem ao Senhor (aqueles que nutrem profundo respeito e o obedecem), Ele os protege, dentro a sua soberania, por isso, que o salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”, mesmo que a terra se abale.

Lembra o escritor deste salmo que há um rio que alegra a cidade de Deus. A cidade de Deus nos dias de hoje é a Sua Igreja, que é composta por todos que se colocaram sob o Seu Governo. O rio é constituído de água e a água da vida é Jesus, que alegra a Sua igreja e, por isso, ela não será abalada pelas adversidades.

Concluo dizendo: aquietemo-nos e reconheçamos que o Senhor é Deus e todas as nações da terra estão sob o Seu controle, o Senhor dos Exércitos está conosco.


OS 10 ESPIAS E OS SAMBALÁS, ESTÃO INFUNDINDO TERROR ÀS NOSSAS VIDAS, VAMOS OUVI-LOS O REJEITÁ-LOS?
Na terça-feira, 24.03.20, no momento que normalmente separo, juntamente com a Diana, para orarmos e lermos a Bíblia, estava muito inquieto com a realidade que toda a nação tem passado em função da pandemia trazida pelo coronavírus, principalmente pelo terror imposto cruelmente pela mídia militante, contra o povo. Quando a Diana estava orando veio à minha mente as circunstâncias que passou Moisés na travessia do deserto e as que passou Neemias na reconstrução do muro de Jerusalém. Gostaria de repartir com vocês o que escrevi sobre esse momento a devocional com a Diana.
Darei ênfase somente a dois episódios. registro parte dos trechos, ora literalmente, ora por paráfrase, todavia, porei todas as referências bíblicas:
O primeiro foi quando da volta dos espias que percorrem a terra prometida e a reação do povo.
"Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós". Há gigantes, ... diante de quem parecíamos gafanhotos, ... Quem dera tivéssemos morrido no Egito ou no deserto! ... Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos matar e nossas mulheres e nossos filhos se tornarem despojos de guerra?
Mas Josué e Calebe disseram para o povo: terra que percorremos em missão de reconhecimento é muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel. Depois dessas palavras toda a congregação queria apedrejá-los, mas o Senhor intentou destruí-los, porém, Moisés intercedeu pelo povo e o Senhor ouviu, mas disse:
Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi... Ninguém que duvidou de mim a verá... exceto Calebe e Josué. Nm 13. 31 a 33, 14.2, 3,7,8 e 23 e 30 a 38.
E assim cumpriu Deus o prometido: os filhos dos que se rebelaram contra o Senhor entrou na Terra Prometida.
O Segundo episódio mostra os ataques psicológicos de Sambalate e Tobias, inimigos terríveis do povo de Israel, que fizeram de tudo para impedir a reconstrução do muro de Jerusalém:
“O que aqueles fracos judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Se construírem basta que uma raposa suba lá, para que esse muro desabe.  Em função dessa zombaria orou Neemias:
“Ouve-nos, ó Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze cair sobre eles a zombaria... E assim edificamos o muro. Ne 4. 2, 3, 4 e 6.
“Ouve-nos, ó Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze cair sobre eles a zombaria... E assim edificamos o muro. Ne 4. 2, 3, 4 e 6.
Concluo, dizendo que se dermos ouvidos aos pessimistas espias e aos Sambalalates zombadores, que aparecem em nossas vidas, para nos infundir terror, derreteremos de medo e não faremos a travessia do deserto para possuir a Terra Prometida, sob a condução do Senhor e nem tão pouco construiremos o murro que Deus quer para que as nossas vidas sejam protegidas dos ataques dos inimigos das nossas almas.
De onde me virá o socorro? O meu socorre vem do Senhor, que vez o céu e a terra. Sl 121. 1 e 2.

O SENHOR CUIDA DOS QUE O TEMEM (RESPEITAM E OBEDECEM)!
Lendo a Bíblia hoje (24.03.20), pela manhã, vi este trecho que quero repartir com vocês. Esta porção da Palavra de Deus, escrita a mais de três mil anos, é tão atual e um alento que vai ao encontro de todos os nossos corações, em especial, nesse tempo da pandemia provocada pelo coronavírus. foi um alento para mim e, por certo, será para todos os cristãos e pessoas tementes ao Senhor.
Quero enfatizar que a palavra temente, neste contexto, o significado em português, mais apropriado é: “dedicar profundo respeito e obediência a alguém”. Quem respeita a Deus profundamente e lhe dedica profunda obediência é uma pessoa temente a Ele. A essas pessoas, Ele tem estas promessas a seguir:

“Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida. Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome. Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos”. (Sl 32.18-22) 


NENHUM DOS PLANOS DO SENHOR PODE SER FRUSTRADO!
“Então, respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos serão frustrados”. (Jó 42.1-2)
Os planos do Senhor se concretizarão com os sem a minha participação. Se eu estiver sob o seu governo, pegarei uma carona nos Seus planos, mas se eu viver uma vida independente dEle e de Sua Igreja, Ele colocará outro para realizar os Seu plano. A escolha é minha!
Veja o exemplo de Saul, que foi escolhido para ser rei em Israel, enquanto dependeu do Senhor o seu reinado avançou, foi vitorioso em guerras, no entanto, do momento que passou a não depender de Deus, mas confiar no seu próprio poder, começou a sua derrocada, até a sua morte. Antes dele morrer, o Senhor já havia escolhido Davi, para reinar em seu lugar, porque era um homem segundo o coração de Deus.
Dirijo-me principalmente aos jovens: queres ser um Saul grande, bonito, poderoso, mas sem depender do Deus Criador, ou um Davi, o menor dos seus irmãos, que, no entanto, tinha um coração dependente, voltado para o Senhor, desde a sua mais tenra idade?
Qual a escolha que fazes?

Nós, os mais velhos, que em algum momento das nossas vidas, não dependemos do Senhor, nos arrependamos, e tenha Ele misericórdia de nós!


AGRADAR A DEUS!
"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." (Salmo 51. 17).
O quebrantamento de coração (a mortificação do nosso ego), afasta a arrogância, gera dependência de Deus, possibilitando assim, o maravilhoso agir dEle, em nossas vidas.
Só nos submetendo incondicionalmente ao Senhor, ao Seu Governo, à Sua Direção, que encontraremos paz, amor e vida abundante nEle!
Que a Paz de Cristo, que excede a todo entendimento, esteja sobre ti e família, hoje e sempre!
Um bom domingo e produtiva semana.

🙏🙏🙏

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. (Jo 14.27, NVI)
A paz legada por Cristo é genuína e não está revestida de artifícios e ritos, é pura e simples.
Para entendermos que paz é essa, precisamos saber em que situação está o mundo. Vejamos essa realidade, na perspectiva de João apóstolo: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz (permanece) no Maligno”. (1 Jo 5.19, RA)
Paulo apóstolo, em Rm 12.2, nos alerta que não devemos nos conformar (tomar a forma, nos amoldar), com este século, que neste contexto significa mundo, esse sistema perverso, injusto, em que vivemos.
Esse entendimento é reforçado por Tiago apóstolo quando diz: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. (Tg 4.4). Ou seja, estar em conformidade com o mundo e a paz de Cristo, são duas posições mutuamente exclusivas.

Em conclusão, podemos dizer que a paz de Cristo é incompatível com o mundo, repito, esse sistema perverso, onde vive a humanidade, por isso, os seguidores de Cristo devem viver neste mundo sem compactuar com ele, para que tenha a pura, verdadeira e cristalina PAZ, que só Cristo pode nos oferecer!  


A ÁRVORE E SEUS FRUTOS
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos em pele de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” (Mt 7.15 e 16)
“Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que *faz a vontade de meu Pai,* que está nos céus”. (Mt 7.21)
“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” Mt 7.22 e 23). (Versão NVI)
*Meu comentário:* O que vai definir nosso destino eterno, não são as nossas palavras, nem o nosso intenso envolvimento com uma religião, mas a nossa atitude interior em fidelidade ao Senhor, atitude essa que reflete em ações, em conformidade com Sua vontade.

DEUS NOS CHAMOU PARA A RECONCILIAÇÃO
Parte 2
 “segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hb 12.14)
“A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”. (Tg 3.17)
Não é uma opção para quem é discípulo de Jesus, estarmos em paz com o próximo, mas uma determinação, pois nos é dito em Romanos 12.18, que sempre que se possível, quando depender de nós, devemos ter paz com todos os homens.
Tu estás em conflito ou com um relacionamento quebrado, com o seu cônjuge, filho, pais, parentes, pessoas do trabalho ou de qualquer lugar que convives? Busque a RECONCILIAÇÃO!
O orgulho se defende, a humildade concorda e diz: “Você tem razão, eu agi assim, por favor, me perdoe.”  Este trecho foi retirado do livro: A Isca de Satanás, de John Bevere, Editora Luz às Nações, 2009, p. 184.
Buscarmos a paz, sejamos pacificadores com as pessoas que nos cercam, é uma ordem da parte do Senhor, é uma condição sem a qual, não veremos a Ele, conforme trecho mencionado acima.

Portanto, queridos, sempre busquemos a reconciliação com o próximo, é uma atitude que agrada a Deus e nos possibilitará, na eternidade, vê-Lo.

DEUS NOS CHAMOU PARA A RECONCILIAÇÃO
Parte 1
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. (2 Co 5.18)
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
“Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros”. (Rm 14. 17-19) 
Ao verificarmos que desde o início do Livro de Gênesis, Deus procura nos reconciliar com Ele e nos estimula a nos reconciliarmos com o próximo. Foi pela misericórdia do Senhor e por intermédio de Cristo, que recebemos o ministério da reconciliação. O verdadeiro cristão, aquele que é realmente dirigido pelo Espírito de Jesus, tem a missão de promover a reconciliação, onde quer que esteja e o que esteja fazendo.
É por isso que nosso irmão Paulo afirma o conteúdo que pusemos acima, que “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz ...”. Sem paz não há reconciliação.

Assim, somos estimulados a seguir o caminho da paz com o nosso próximo. Quem assim procede, serve a Cristo, é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas de boa vontade, portanto, queridos irmãos em Cristo, estejamos sempre prontos a buscar a nossa reconciliação com Deus e com as pessoas, que nós ofendemos ou que nos ofenderam.

TEMPLO DE DEUS, QUEM É?
“Certamente vocês sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês” (NTLH).1 Co 3.16
O Espírito Santo habita em um corpo santo, logo SÓ É TEMPLO DE DEUS QUEM PERTENCE A ELE, QUEM ELE REALMENTE GOVERNA!
Lembremos que a palavra santo significa separado. Vivemos no mundo, mas não pertencemos a ele. Esse milagre precisa acontecer na vida dos discípulos de Cristo. É o que acontece com os peixes do mar, eles vivem em uma água salgada, mas a carne deles não é contaminada pelo sal contido na água, pois eles possuem as guelras, que por providência divina, filtram o sal presente na água do mar, que entra no corpo deles, do contrário, estes morreriam com excesso dessa substância nos seus corpos. O mesmo acontece com as pessoas Nascidas de Novo, elas vivem neste mundo que é dirigido pelo Maligno (1 Jo 5.19), mas o Espírito Santo filtra todo o mal em volta delas, para não serem contaminadas, se assim não fosse, elas não sobreviveriam.
 Por não pertencermos ao mundo, há um preço, podemos sofrer violência física, emocional, sermos discriminados, tanto na escola, na faculdade, no trabalho, ou em outro lugar, os cristãos do passado também sofreram, milhares pagaram a sua fé, com a morte, no entanto, a recompensa é maior da parte de Deus: A alegria, paz e a certeza de que Ele está conosco, AQUI E ATÉ O FIM DOS TEMPOS (Mt 28.20). Há um grupo social que jamais nos abandona: o grupo constituído por aqueles que são comprometidos com Cristo, a Igreja do Senhor Jesus.
Portanto, sigamos a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (1 Pe 12.14). Sejamos santos, porque o nosso Pai Celeste é Santo, essa é uma ordem contida nas Sagradas Escrituras! (1Pe 1.16).


PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE
Lendo hoje, o Livro de Jó, divido com vocês esta parte. O Que me chamou a atenção é que não obstante as adversidades que temos aqui na vida, Deus não desampara aqueles que estão sob o seu governo. Jó diz:
“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. (RA). Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) diz assim:
“Pois eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra.” Confirmo esta afirmação com o que Ele diz a Josué no Livro de Deuteronômio, animando-o diante da grande responsabilidade e desafio, que era de conquistar a terra prometida.
“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes”. Dt 31.8
Meu irmão, minha irmã, qual é a “terra prometida” que o Senhor tem para te entregar nesta semana, neste mês e no restante deste ano? Tão somente, confia nEle!
Uma ótima semana na dependência do Pai e na Alegria do Seu Santo Espírito!


O CRIADOR CONFRONTANDO A CRIATURA
Nos versos seguintes o nosso irmão Paulo nos incentiva Viver e a Proclamar o Evangelho, pois neste que é revelado os propósitos de Deus em fazer a reconciliação da criatura com o Criador. Alerta às pessoas que não há desculpas das mesmas em não buscar o senhorio de Deus para as suas vidas, pois desde o princípio do mundo o poder dEle e sua divindade é revelado por meio das coisas por Ele criadas.
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".
Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.” (NVI -Rm 1.16-20)


A ARMADURA DE DEUS
Parte 1
Farei um resumido comentário desta passagem de Efésios 6. 11 a 19, dividido em duas partes. Hoje somente comentarei os dois versículos: 11 e 12.
“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo. ” 6.11
Paulo apóstolo dá uma ordem: Vistam de toda armadura de Deus.
Para um verdadeiro cristão, as palavras dos apóstolos que escreveram as cartas que estão no Novo Testamento não são sugestões, mas ORDENS, porque estas são inspiradas por Deus.
O apóstolo lembrando das lutas que temos aqui na terra, lança mão da comparação com a vestimenta de um soldado romano, da sua época, que estava pronto para o combate. Onde ele diz: Vistam toda a armadura, para ser protegido das ciladas do Diabo. Não pode ser somente uma parte da armadura, mas de TODA a armadura.
“Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades (espirituais), contra os dominadores deste mundo de trevas (mundo que não se coloca voluntariamente sob o governo de Deus), contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Ef. 6.12
Lembremos que a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os seres espirituais do mal que dominam essas pessoas e as levam a praticar toda espécie de maldade, pois elas estão em trevas. Essa batalha se dá sobretudo no campo espiritual, nas regiões celestes, por meio de oração (orar + ação) e jejum. Praticando o Reino de Deus e o vivendo no dia a dia, a começar pelos da nossa casa e no nosso círculo mais próximo, os nossos cônjuges, filhos, parentes, funcionários, patrões, colegas de escola, faculdade, vizinhos, etc. Que essas pessoas vejam Deus efetivamente governando a minha vida e a tua vida, em nome de Jesus! 
A ARMADURA DE DEUS
Parte 2
porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores destemundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho.

HONRA AOS PAIS E AOS MAIS VELHOS
Honra aos mais velhos é um reconhecimento do legado deixado pelas gerações anteriores. É um dos fatores da garantia de estabilidade familiar e da sociedade. Vejamos alguns textos bíblicos a respeito.
“Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR.“ Lv 19.32 – NTLH
 “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá“.  Dt 5.16 – RA
É verdade que um lar onde os filhos honrem os pais, há harmonia, serenidade e alegria, mas os principais beneficiados pela honra aos pais são os próprios filhos, são eles os favorecidos com as promessas de vida longa e vitoriosa, nos seus dias sobre a face da terra.
Não honrar, não respeitar, não ouvir aos pais, leva à desorna a Deus, foi o que aconteceu à Casa de Eli, ele repreendeu os seus filhos pelos pecados cometidos, mas não ouviram a voz do seu pai (1 Sm 2.22-25), e como consequência, Deus pesou a mão sobre os descendentes de Eli:
 “... porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos... ”.  1 Sm 2.30 b em diante.
Concluindo, honrar aos pais é mais do que obediência, é a soma de consideração, respeito, afeto, apreço e obediência, essas observâncias são bênçãos para os filhos, independentemente da idade.
PALAVRAS ‘SUI GENERIS’ DE JESUS
Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14.6).
Breve comentário meu.
“Sui generis”, é uma expressão latina que quer dizer único, singular, que não existe outro. Creio que por providência divina nenhum dos fundadores das religiões que têm mais seguidores disse que era o único caminho entre Deus e os homens. Essa afirmação é exclusiva do Cristo; o Messias, que significa o Esperado; o Filho do Deus Vivo.
Não é maravilhosa essa compreensão da exclusividade de Jesus ser a única ponte que religa o ser humano que se separou de Deus, desde o início da Criação, lá no Jardim do Eden?
Por que então só Ele tem essa exclusividade? Vejamos o versículo seguinte:
“Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês O conhecem e O têm visto.” (Jo 14.7).
Comentário meu.
Jesus e o Pai são um. (Jo 10.30). Tal nível de unidade dá a Cristo a autoridade de dizer que é um com o Pai, e por isso, tem a exclusividade de apresentar a Deus, todo homem e mulher, que quer conhecer de verdade Deus Pai e se submeter a ela, sob o Seu Governo.

PROFECIA DE OSÉIAS SOBRE A REALIDADE DE ISRAEL
“O SENHOR Deus tem uma acusação a fazer contra o povo que vive neste país. Escutem, israelitas, o que Deus está dizendo: - Não há sinceridade, não há bondade, e ninguém neste país quer saber de Deus.
Juram falso, mentem, matam, roubam e cometem adultério. Os crimes e os assassinatos aumentam.
Por isso, a terra está de luto, e tudo o que vive nela desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo.
O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído”. (Os 4.1-3 e 6ª, RA/NTLH)
Breve comentário meu.
O profeta Oséas viveu cerca de 750 anos A. C. O que ele fala para o povo de Israel da época parece que está falando para os brasileiros nos dias de hoje, onde tanto o povo como os governantes não queriam compromisso com Deus e como consequência, aumentou o número de crimes e a família está sendo enfraquecida.
Só um genuíno arrependimento e um retorno a uma vida de compromisso com Deus pode mudar essa realidade. É quando a pessoa passa a ter a compreensão dos propósitos de Deus para a sua vida e para o que está ao seu redor. Veja o que perguntou o profeta Daniel: 
“Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: “Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?”
 Ele respondeu: Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim.
Muitos serão purificados, alvejados e provados, mas os ímpios continuarão ímpios*. Nenhum dos ímpios levará isto em con­sideração, mas os sábios entenderão”. (Dn 12. 8 a 10).
(*) Nesse contexto, ímpio quer dizer infiel.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...