sábado, 30 de novembro de 2013

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA - PASTOR TURCO PRESO ACUSADO DE TRÁFEGO DE PESSOAS REFUGIADAS

Pastor turco preso por acusações de tráfico de pessoas
Publicado: 15 de Novembro de 2013 por Barbara G. Baker

Pastor diz que a conspiração deliberada foi idealizada para difamar sua igreja.

Pastor Orhan Picaklar foi preso na segunda-feira
Igreja Ágape de Samsun

Um pastor protestante turco, preso pela polícia na província de Black Sea em Samsun esta semana, é acusado de envolvimento com prostituição e tráfico humano de refugiados.
Pastor Orhan Picaklar, da Igreja Ágape de Samsun, foi convocado para ir a sede da polícia local para interrogatório na segunda-feira à tarde (11 de Novembro).
O pastor de 42 anos foi detido na quarta-feira à noite em uma investigação policial conduzida pelo Departamento Moral (Morals Bureau) da Divisão de Ordem Pública. O processo criminal teria sido baseado em uma queixa feita através de um telefonema por uma pessoa não identificada.
" É, obviamente, uma conspiração deliberada", foi o que um porta-voz da Aliança das Igrejas Protestantes da Turquia pronunciou ao World Watch Monitor, dizendo que Orhan tinha sido assediado por anos pela mídia local e autoridades da cidade que se opõem abertamente a existência da igreja.
Enquanto estava na prisão com outras sete pessoas Picaklar ficou sabendo que eles estavam todos sendo apontados como suspeitos na mesma "operação de tráfico de seres humanos “.
"Eu nunca tinha visto qualquer um deles, e nenhum deles me conhecia também! ", disse Picaklar ao World Watch Monitor.
Mas a imprensa turca foi bastante rápida para divulgar a prisão do pastor nos dois dias posteriores, antes que Picaklar fosse finalmente levado a depor perante o Ministério Público na quarta-feira à tarde.
Na terça-feira, o diário nacional Milliyet citou a suposta declaração de uma mulher iraniana de 19 anos de idade, cujo visto legal na Turquia tinha expirado. A jovem alegou que Picaklar tinha proposto uma relação sexual com ela em troca de pagamentos de aluguel que ela não poderia fazer para a igreja. Quando ela se recusou, ela disse que foi morar com outra mulher, onde seu passaporte foi confiscado e ela foi forçada a se prostituir.

Após a sua libertação o pastor confirmou que ele conhecia a mulher, que tinha dito que era cristã e tinha vindo para Samsun para estudar. Como ela não tinha lugar para ficar, ele tinha oferecido a ela uma estadia de 25 dias nas instalações da igreja, muitas vezes emprestado para refugiados carentes por um pequeno período de tempo. Mas quando ele a encontrou em uma situação comprometedora na companhia de um homem quase despido a cerca de 10 semanas, o pastor, acompanhado por um policial, pediu a ela para que deixasse as instalações da igreja imediatamente.
"Significativamente", Picaklar disse, "nós soubemos que a mulher e os outros aparentemente envolvidos com prostituição foram deportados sem nunca terem sido levados para delegacias de polícia."
O episódio amplamente divulgado dessa semana, chamado “escândalo”, foi simplesmente mais uma tentativa de difamá-lo publicamente, o pastor concluiu: “O objetivo foi apenas fomentar o desrespeito para com a igreja e com a minha pessoa! Estamos surpresos com isso. Quem são eles, e por que eles querem agir contra nós? "

Orhan Picaklar tem pastoreado a igreja desde 2003
Igreja Ágape de Samsun

Picaklar disse à Agência de Notícias Ihlas (Ihlas News Agency), na noite de sua libertação, que ele não iria deixar Samsun ou parar o seu ministério na igreja por causa do ocorrido.
"Hoje eu vou permanecer aqui de uma forma mais determinada. Eu não estou envergonhado de maneira alguma, porque não fiz nada de errado. Estou simplesmente ajudando pessoas “, explicou, dizendo que sua igreja estava ajudando cerca de 500 a 1.000 refugiados.

"Ao longo dos últimos três meses, temos tentado ajudar centenas de famílias de refugiados que vieram para Samsun", disse ele em uma declaração escrita ontem. " Nós tentamos fornecer carvão, alimentos e suprir outras necessidades, a ponto de dar permissão para alguns de ficar temporariamente em nossas instalações de alojamento de igreja. "
"Eu não estou, de maneira alguma, chocado com esta calúnia embaraçosa ", disse Picaklar, há apenas uma semana, a polícia havia informado que tinha pego um homem que planejava matá-lo.
Embora liberado da custódia, Picaklar foi ordenado pelo juiz a ir a uma delegacia de polícia toda segunda-feira até que o indiciamento formal seja arquivado e os processos judiciais comecem.
Picaklar e sua congregação foram acusados ​​repetidamente de " atividades missionárias ilegais" por canais de TV e jornais locais, alegando que a igreja usou de suborno e prostituição para enganar os jovens e convertê-los ao cristianismo.
O próprio edifício da igreja foi vandalizado, apedrejado e suas janelas quebradas várias vezes. O pastor continua a receber ameaças de morte por telefone e internet, e já foi sequestrado por homens que se apresentam como policiais à paisana. Ele está sob proteção policial durante os últimos cinco anos, desde que um suspeito planejamento de matá-lo foi apanhado pelas autoridades policiais.
Um ex-muçulmano que se converteu ao cristianismo há 21 anos, Picaklar tem pastoreado a Igreja Ágape de Samsun desde 2003. Foi concedido à congregação um status formal de "associação" em 2005, embora, como outras novas congregações cristãs na Turquia, ainda é proibido por lei o reconhecimento oficial do governo como uma igreja.
Oremos pelo nosso irmão turco e possamos dar a maior divulgação possível a este conteúdo.

Voluntário na Tradução: Jean Lucas


Quem desejar ler em inglês este é o link: http://www.worldwatchmonitor.org/2013/10/2819150/






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...