terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sugestão Criativa de Desembargador Mineiro: Criação do Programa Social “Adote um Preso”

ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA
DE BELO HORIZONTE (MG)
Painel do leitor
10/01/2014 06h25
Tenho uma sugestão ao professor Paulo Sérgio Pinheiro, ao jornalista Janio de Freitas, à ministra Maria do Rosário e a outros tantos admiráveis defensores dos direitos humanos no Brasil. Criemos o programa social "Adote um Preso". Cada cidadão aderente levaria para casa um preso carente de direitos humanos. Os benfeitores ficariam de bem com suas consciências e ajudariam, filantropicamente, a solucionar o problema carcerário do país. Sem desconto no Imposto de Renda.
ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA é desembargador (Belo Horizonte, MG)
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2014/01/1395677-desembargador-critica-defensores-dos-direitos-humanos.shtml

  DESEMBARGADOR CRITICA REAÇÃO DE LEITORES À SUA CARTA
ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA
DE BELO HORIZONTE (MG)
Painel do leitor
13/01/2014 06h37
Minha carta, publicada neste Painel do Leitor em 10/1, suscitou respostas ofensivas e que não abordam a questão central. Não exerço jurisdição criminal há vinte anos, não sou prepotente e cínico e nem alego que "bandido bom é bandido morto". Indaguei, com ironia, o que esses paladinos dos "direitos humanos" têm a oferecer além de retórica e tinta de impressora.
ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA é desembargador (Belo Horizonte, MG)
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2014/01/1396763-desembargador-critica-reacao-de-leitores-a-sua-carta.shtml

   DESEMBARGADOR ESCLARECE PONTOS DE CARTA ANTERIOR
LEITOR ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA
DE BELO HORIZONTE (MG)
Painel do leitor
17/01/2014 05h12
A Constituição endereça garantias a todos, inclusive o direito à livre manifestação do pensamento. Minha experiência como juiz em Minas Gerais foi de total desamparo na resolução de problemas relativos a presos e menores infratores. Tinha de me virar sozinho e pedir apoios inusitados a religiosos e a outros poucos abnegados. Por isso, sou cético sobre discursos de defensores dos "direitos humanos só para criminosos". Não concordo com todas as posições de Janio de Freitas, "Poder", 14/1), embora o respeite por sua coragem e integridade. Sobre esse assunto, discordaremos sempre.
ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA é desembargador
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2014/01/1398830-desembargador-esclarece-pontos-de-carta-anterior.shtml

   MINHAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS SOBRE O TEMA
Nessa breve manifestação, o Desembargador de forma irônica, mas original, critica os teóricos dos Direitos Humanos, que não oferecem condições concretas de mudanças. O Magistrado fala também das condições precárias dada pelo Estado para melhorar as acomodações dos encarcerados.

O problema é complexo e de múltiplas ações, mas grande parte da violência nos presídios não está ligada somente à superpopulação pela falta de investimento na construção e ampliação de prédios adequados para os encarcerados, mas na morosidade da Justiça em virtude das nossas leis processuais pouco céleres; pela grande quantidade de processos por número de juízes; na corrupção de alguns agentes carcerários que permitem a entrada de armas e por fazem ‘vistas grossas’ nas inspeções aos alojamentos dos internos.

Verdade é que o Estado também não tem conseguido dar as condições mínimas de vida digna à grande parte da população que vive em extrema pobreza e que está em liberdade. Sobre esse tema tenho postado um vídeo com breve comentário, cujo título é: Projeto de Lei Para o Bem Estar dos Presos: http://blogdocutrim.blogspot.com.br/2012/11/a-seguir-comentarios-acerca-do-novo.html

Pouco se fala das famílias vítimas (mães, viúvas e órfãos) dos crimes desses encarcerados. Cuidemos de melhorar as condições dos encarcerados sem esquecer as vítimas desses criminosos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...