quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quem Nunca Teve Dificuldade na Comparação de Preços dos Produtos, em um Supermercado?

Vocês já viram que os fabricantes têm dificultado ao consumidor, a comparação de preços dos seus produtos com os dos concorrentes? Para isso colocam no mercado embalagens com a medida de capacidade (litros, mililitros, etc.), bem como a medida de massa (grama e quilograma), com valores bem fracionados que dificultam uma comparação mais rápida dos seus preços, com os dos concorrentes.

Num passado não muito distante as embalagens dos produtos líquidos eram: 500 ml, 1 litro, etc. hoje produtos que eram 1 litro ou 500 ml passaram a ser fabricados com 900 ml ou 360 ml, respectivamente. O mesmo ocorrendo com os produtos sólidos, cujas embalagens eram: 100 g, 500 g, 1k g, etc. Hoje são 90 g, 120 g, 450 g, 900 g. É verdade que é mais fácil comparar um produto com a massa de 100 g, 500 g, 1 kg, do que fracionados em 90 g, 120 g, 450 g, 900 g, o mesmo se diz para a medida de capacidade: 100 ml, 500 ml, 1 litro, do que fracionados em 90 ml, 120 ml, 450 ml, 900 ml.

O que os órgãos de Defesa do Consumidor, INMETRO, Congresso Nacional, e o Ministério Público, na esfera Federal e Estadual, podem atuar para coibirem essas falhas?

Você, que está lendo este texto, tem alguma sugestão para tornar essa ideia praticada no nosso “dia a dia”?




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...