sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Nova equipe econômica, uma esperança no final do túnel!!!???

O Ministro da Fazenda, do Planejamento e o Presidente do Banco Central, respectivamente, Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Alexandre Tombini, foram oficialmente apresentados ontem (27.11). Com essa apresentação da equipe econômica para o segundo mandato da presidente eleita, ressurgiu uma nova esperança no ‘final do túnel’.
Podemos dizer que assim como a mentira tem ‘penas curtas’, do mesmo modo a demagogia, vez que, a Presidente Dilma fará na economia o que acusou a Marina e o Aécio de quererem fazer, se fossem eleitos: controle dos gastos públicos (gastar menos do que arrecada), manter a inflação em ‘rédeas curtas’ e disciplinar os bancos públicos. Para que isso aconteça, virá medidas duras! Afinal foram anos de desgoverno e ineficiência do Planalto e da equipe econômica, em nome da demagogia e do social, queimando os estoques financeiros dos anos de ‘vacas gordas’, decorrente da prosperidade do mercado internacional. Só podemos efetivamente distribuir riqueza, com responsabilidade, se houver capacidade de gerá-la. Não é o que se vê, no atual governo!
O futuro ministro sinalizou que é hora de acabar com a ‘farra’ de empréstimos feitos pelos Bancos Públicos, principalmente o BNDS. Os repasses para o BNDS representam cerca de 25% da dívida do Tesouro Nacional. Os bancos públicos emprestam a juros subsidiados, abaixo dos juros cobrados pelo mercado, para empresários apaniguados, protegidos do poder. Aos demais, grandes e pequenos empresários: que recorram aos BANCOS PRIVADOS a juros altíssimos. Neste caso cabe a máxima atribuída ao diplomata italiano, Nicollo Maquiavel:
Aos amigos os favores, aos inimigos a lei “. Com algumas adaptações ao longo do tempo ficou assim: “Aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei”. Desse modo, surgiram os novos ricos na República do PT!
Ao longo de doze anos no poder, esse partido AINDA vai buscar técnicos para gerenciar a equipe econômica, fora dos seus quadros. A esquerda é expert em falar, falar, falar, mas não consegue implementar o que o mercado exige, pois ela é vocacionada para um planejamento centralizador e intervencionista, não para a fluidez e a dinâmica da LIVRE INICIATIVA que uma ECONOMIA LIBERAL EXIGE. Foi assim no governo Lula, que recorrera aos quadros do PSDB, trazendo para a Presidência do Banco Central, Henrique Meireles, que tem credibilidade internacional, por sua experiência como executivo de um dos maiores bancos americanos. Era este, então, Deputado do PSDB por Goiás. Ele foi o 'homem forte' da equipe econômica nos dois mandatos de Lula!
Joaquim Levy, de maneira sábia, prometeu primar pela transparência para conseguir a confiança da sociedade, o que falta nessa equipe que está saindo, e por conseguinte, tem gerado significativos prejuízos para a economia da nossa nação.
Que o futuro Ministro da Fazenda e todo o time da economia, tenham condições de fazer o que tem que ser feito para que haja CREDIBILIDADE no mercado e o país volte a crescer nos próximos dois anos.
Deus salve o nosso Brasil!

Manoel Soares Cutrim Filho, formado em Ciências Contábeis e em Direito pela UNB,   Auditor Federal de Controle Externo do TCU - aposentado, discípulo de Cristo em Caldas Novas – GO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...