sábado, 6 de agosto de 2016

Olimpíadas - Rio 2016


O Espetáculo de luzes e cores foi sem dúvida deslumbrante!
Linda foi a simulação dos índios construindo uma oca e o voo magistral do 14 Bis sobre a beleza do Rio de Janeiro.
No afã de chamar atenção para o aquecimento global e a inclusão social, esbanjaram com dança, música. Felizmente não deram tanta ênfase às mulatas com trajes sumários.
Mesmo tendo mostrado um pouco do verde, menos ainda, foi visto sobre a nossa portentosa flora e fauna.
Pouco dos nossos esportes. A beleza do Rio de Janeiro poderia ser melhor  demonstrada com as cores do Estádio Maracanã no dia de um Fla/Flu, uma Bahia da Guanabara sobrevoada por azas deltas em cores tropicais, tendo uma competição de veleiros com as cores alegres que são próprias.
Não mostraram o potencial da nossa economia com o gaúcho e sua roupa típica campeando o gado, o vaqueiro do pantanal e suas arrojadas comitivas, da população ribeirinha dos rios da Amazônia com a diversidade de cores, frutas e pássaros. Os pescadores dos rios, lagos e do mar, com os bravos jangadeiros do Nordeste e os pescadores das Regiões Sudeste/Sul, nas suas traineiras nas.
Sentimos falta dos colhedores de café, de cana, dos agricultores familiares com suas enxadas e arados, bem como do pujante agronegócio com seus tratores, colheitadeiras, gigantescos silos e o transporte por rodovia, ferrovia e hidrovia dos grãos produzidos.
Não vi nenhuma alusão aos bravos operários da indústria pesada do país e aqueles que operam os portos brasileiros, exportando as nossas riquezas e importando o que precisamos. Onde ficou os trabalhadores das sondas de petróleo em alto mar?
O final também foi uma explosão de cores após a pira olímpica ter sido acesa pelo Wanderley. Os organizadores conseguiram agradar o mundo com o esplendor das cores e luzes, mas nos levou perder a oportunidade de divulgar que somos um país com potencial imenso na sua economia, coisas essas que os países desenvolvidos não perdem, quando têm oportunidade.
Penso que na preocupação da inclusão, tivemos um excesso da cor rosa, com pouca visibilidade do contagiante VERDE e AMARELO, que é um dos símbolos da nossa brasilidade!
Como brasileiros lembremos que as olimpíadas passarão, contudo, temos desafios das mais variadas origens que demandam muita determinação do povo e das autoridades, para solucioná-los.
Brasil, OLHEMOS PARA FRENTE, ainda há esperança de sermos felizes!

Manoel Soares Cutrim Filho, discípulo de Cristo em Caldas Novas – GO, brasileiro e patriota.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...