quarta-feira, 4 de março de 2009

A SOLTEIRIA PÓS-MODERNA, CONFLITOS E SOLUÇÕES

Manoel Soares Cutrim Filho (*)


Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Pv 17:17

Com o advento do intenso processo de urbanização, por meio de imigrações e migrações constantes, as cidades passaram a ser mais populosas, a sociedade mais impessoal e as civilizações mais artificiais.

A Perda do referencial da família, do local de nascimento (aldeia, vilarejo, bairro etc), trouxe danos irreparáveis ao relacionamento humano. Esses danos podem ser minimizados se houver boa vontade das pessoas e um bom ânimo nesse sentido. As pessoas são em geral tratadas por números, no bojo de uma estatística; encontram-se anônimas no meio da multidão. Isso tudo repercute muito no emocional.

Estes tempos pós modernos têm levado os seres humanos ao culto do individualismo. O importante é eu ser independente, garantir o meu espaço, o meu lugar ao sol, eu vou pensar em ser feliz. Ledo engano! Por que não ser feliz procurando o meu lugar ao sol?

Alguns dizem: o que é essencial, nestas épocas, é a minha profissão estar em primeiro lugar. Mas as pessoas não se lembram que depois de quinze ou vinte anos de dedicação exemplar a um a repartição ou empresa, as coisa podem mudar, sendo ela substituída sem e nem piedade. Onde Ficou a falta de cultivo das boas amizades, da vida afetiva? Simplesmente Ficou!

Vivemos num mundo que caminha para um empobrecimento da sociabilidade, da moral e da vida emocional, muito grande. Será que não seria bom pensarmos na relação ao custo benefício que isto está trazendo ou simplesmente fazer o que todo o mundo faz: Ir ‘empurrando com a barriga’!

Aos que pretendem ter o seu cônjuge: é fundamental saber onde está buscando-o. Certa vez ouvi, pela mídia, o depoimento de uma senhora que estava numa dessas noites de embalo, que disse: relacionamentos efetuados na noite têm no máximo 5% para progredir.

Fatores positivos e negativos que podem ser observados por uma pessoas solteira:

1 – Negativos: egoísmo, extremismo (ninguém presta para ser meu amigo; ou: sou amigo de todo mundo), vulgaridade, mesquinhez e tudo aquilo que afasta as pessoas.
2 – Positivos: buscar construir boas amizades, solidariedade; realizar algum projeto que fica difícil para o casado fazer (um curso bem exigente, viagens exóticas, etc.), enfim: tirar proveito da situação.

Poucos se dispõem a investir em amigos. A música de Milton Nascimento e Fernando Brant diz: Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. foi dito que uma pessoa pode resistir melhor os sofrimentos se tiver a certeza que pelo menos uma pessoa o ama. Pesquisa realizada Em Vancouver no Canadá onde pegaram dois grupos de participantes num torneio para resolver problemas dificílimos de matemática. Um dos grupos puderam ter amigos por perto, mesmo que esses não poderiam resolver as questões, mas ajudariam somente com a sua presença. Aqueles que tiveram que resolver os problemas sozinhos sofreram um aumento de pressão arterial muito maior que aqueles que estavam acompanhados de seus amigos

A Medicina tem provado que o afeto produz uma descarga de substâncias que fazem bem. Entre elas estão as que fazem parte do sistema imunológico, como as interleucinas. Outra substância produzida a partir da presença de um amigo é a endorfina, uma espécie de bálsamo para muitas dores humanas. “A amizade não libera a endorfina, mas diminui a tensão interior. É como o corpo se desarmasse, estando em um porto seguro”, afirma o cardiologista Marco Aurélio Dias, do Instituto Dante Pazzanese, em S. Paulo.¹ 

Se na hora de uma angústia a pessoa puder contar com outra por perto, estes momentos de dor podem ser minimizados. Tudo que se reparte diminui de tamanho, diz a homeopata Denise de Castro Menezes. Paciente que costuma desabafar tem uma melhor evolução, garante.¹

Estar com outro significa menos vulnerabilidade à depressão, explica Ari Rehfeld, professor de Psicologia da PUC de S. Paulo. Carinho e colo não fazem mal a ninguém. A amizade não cura depressão, mas ajuda amenizá-la, afirma o psiquiatra Rubens Pitliuk. Alguém diz que é melhor estar do que mal acompanhado. No entanto, vale a pena deixar de lado a má companhia e procurar um bom amigo. ¹  

Conclusão
Solteiro, mas feliz. Essa foi a minha experiência, pois casei aos 41 anos. Construí e curti boas amizades, pratiquei a solidariedade, atuei em movimentos sociais, classistas, viajei bastante! Tudo isso continuo fazendo, dentro de uma outra realidade. Pude me divertir muito, em grupo. É uma boa maneira de evitar relacionamentos com o sexo oposto que podem nos trazer problemas no futuro. Deixemos para nos relacionar de forma mais particular, com a pessoa do sexo oposto, que Deus tem separado para cada um de nós, dentro dos propósitos dEle. Enfim: tire proveito da situação, buscando estar sob o efetivo Governo de Cristo e Ele te encaminhará. Isso vai nos possibilitar uma solteiria temporária ou definitiva, mas FELIZ !

AMIGO/AMIZADE
Amigos compartilham momentos, dão força!!
Estão sempre ao nosso lado!
Nas conquistas, nas derrotas, nas horas boas, nas difíceis.
Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito, mas abrir mão ... de vez em quando!
Amizade é como ter um irmão ...que não mora na mesma casa!
É compartilhar segredos ..., emoções ...
É compreensão ...
É diversão!
É contar com alguém ... Sempre que precisar!
É ter algo em comum! É não ter nada em comum! É não ter nada em comum, mesmo!
É saber que se tem mais em comum do que se imagina ...
É sentir saudade ...
É querer dar um tempo!
É dar preferência ...
É bater um ciuminho...
Amizade que é amizade nunca acaba! Mesmo que a gente cresça!
Mesmo que outras pessoas apareçam em nosso caminho!
Porque amizade não se explica!
Ela simplesmente acontece! (Autor desconhecido)

“Quem não buscar a solução para os seus problemas emocionais e espirituais, mais aflitivos fará adoecer os seus relacionamentos presentes e futuros. Não precisamos nos casar para sermos felizes, mas sendo felizes podemos construir um bom relacionamento conjugal.” Manoel Soares Cutrim Filho

(*) Bacharel e Ciência Contáveis e em Direito pela UNB, ex-Auditor Federal de Controle Externo do TCU e discípulo de Cristo em Caldas Novas - GO

Notas

__________________

¹ Receita-se Amigo, ISTOÉ de 10.03.99

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...