terça-feira, 1 de outubro de 2013

Centrais de Atendimento Integrado ao Cidadão – Um Avanço

Com a criação dessas centrais, que recebem carinhosamente o nome distinto em cada Estado da Federação, tais como: Ganha Tempo – MT, Na Hora – DF, Vapt Vupt – GO, Poupa Tempo – SP, Faça Fácil – SE, etc. Houve o início do pagamento de um grande débito que os governos, Municipais, Estaduais e Federal, têm para com o cidadão comum, nestas centrais é possível obter documentos relativos aos DETRANS, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Registros de determinadas Ocorrências Policiais, Documentos Fiscais, Serviços de Defesa do Consumidor, etc.

As Centrais de Atendimento ao Cidadão começaram com um exemplo tímico no Estado de Santa Catarina, em setembro 1991, mas a primeira experiência marcante aconteceu na Bahia, em 1995. De lá o bom exemplo migrou para outros Estados da Federação. Fonte: http://www.centraisdeatendimento.sp.gov.br/historico.htm

A burocracia já diminuiu bastante dede que instituíram o Ministério da Desburocratização, nos ‘anos oitenta’, mas ainda existem várias situações que subtraem preciosa parte do tempo livre do cidadão comum, situações essas que estão refletidas nos transportes urbanos superlotados e de má qualidade, nas filas intermináveis nos hospitais e Postos de Saúde, no abrir e também fechar uma empresa, ao tirar uma CNH - Carteira Nacional de Habilitação, etc.

Desejo que sociedade civil organizada e governantes cada vez mais possam formar parcerias para lutarem contra esses ladrões do tempo, das pessoas de bem do nosso país.

Manoel Soares Cutrim Filho, Discípulo de Jesus em Caldas Novas – GO.


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