sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estacionamento da Volvo - Suécia

Achei este artigo muito pedagógico, uma lição tremenda! Por isso que o coloquei no meu blog. Espero que este seja bastante útil aos meus leitores, auxiliando efetivamente, na melhora da cidadania em nosso Brasil.
Eu o recebi por e-mail, mas também, numa pesquisa pela internet, o encontrei num site, cujo link está ao final.

Já vai pra 18 anos que estou aqui na Volvo, uma empresa sueca. Trabalhar com eles é uma convivência, no mínimo, interessante. Qualquer projeto aqui demora 2 anos para se concretizar, mesmo que a ideia seja brilhante e simples. É regra
Então, nos processos globais, causa em nós, aflitos por resultados imediatos (brasileiros, americanos, australianos, asiáticos) uma ansiedade generalizada...
Porém, nosso senso de urgência não surte qualquer efeito. Neste prazo... os suecos discutem, discutem, fazem "n" reuniões, ponderações...
E trabalham num esquema bem mais "slow down" (mais devagar).
O pior é constatar que, no final, acaba sempre dando certo no tempo deles com a maturidade da tecnologia e da necessidade: bem pouco se perde aqui...
E vejo assim:
1. o país é do tamanho de São Paulo;
2. o país tem 8 milhões de habitantes;
3. sua maior cidade, Estocolmo, tem 500.000 habitantes (compare com Curitiba que somos 2 milhões);
4. empresas de capital sueco: Volvo, Scania, Ericsson, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare, ... nada mal, não?
Pra ter uma ideia, a Volvo fabrica os motores propulsores para os foguetes da NASA... Digo para os demais nestes nossos grupos globais: os suecos podem estar errados, mas são eles que pagam nossos salários...
Entretanto, vale salientar que não conheço um povo, como povo mesmo, que tenha mais cultura coletiva do que eles...
Vou contar para vocês uma breve só pra dar noção...
A primeira vez que fui para lá, em 90, um dos colegas suecos me pegava no hotel toda manhã. Era setembro, frio, leve nevasca.
Chegávamos cedo na Volvo e ele estacionava o carro bem longe da porta de entrada (são 2000 funcionários de carro). No primeiro dia não disse nada, no segundo, no terceiro... depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã perguntei:
"Vocês tem lugar demarcado para estacionar aqui? notei que chegamos cedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final..."
E ele me respondeu simples assim:
"É que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar - quem chegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor que fique mais perto da porta. Você não acha?"
Olha a minha cara!!! Ainda bem que tive esta na primeira... deu pra rever bastante os meus conceitos...
L M C M - Volvo IT South America



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...