domingo, 26 de abril de 2015

GRAÇA! FAVOR IMERECIDO?


Foi uma das melhores explicações sobre a Graça de Deus que já tomei conhecimento. Há muito engano no ensino e na compreensão sobre a Maravilhosa Graça de Deus. Muitos comentaristas cristãos levam a graça somente para o lado da existência da vida, mas ela é de alguma forma, mais do que isso. Ela transcende a esta vida! Vejamos o que Paulo Júnior, do Ministério Sal da Terra, Goiânia –GO, fala a respeito.
A graça é a comunicação do amor de Deus. Eu passei a ter fé, à medida que o amor de Deus foi comunicado. Graça sendo compreendida tecnicamente como favor imerecido ela pode ser exatamente do tamanha da minha necessidade. Eu tinha um determinado problema e Jesus como meu salvador veio e resolveu meu problema. Não é bem isso que é graça porque senão eu tou compreendendo a graça fora do seu propósito. Eu estou compreendendo a graça apenas pelo aspecto de sua utilidade. A graça é graça porque Ele me fez algum favor. (36:08)
A Bíblia diz que todas as coisas subsistem em Cristo, logo o diabo para existir depende de Cristo: “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste (Cl 1.17). O diabo depende de Cristo para existir, mas não faz por merecer. Ele tá existindo de favor. Ele tá recebendo um favor que não merece, então isso é graça. O diabo tá salvo pela graça? Claro que não! Mil vezes não. Graça não é favor imerecido no sentido de manter a nossa existência. Graça é o favor imerecido no sentido de Deus ter comunicado a nós a sua natureza. Deus comunicou a nós a sua natureza amorosa. De modo que agora nós podemos amar tanto quanto Deus ama. A graça comunga da vida de Deus a sermos testemunhas, sermos manifestantes, encarnarmos e tornamos visível essa natureza.  Eu vivo como alguém que comunga a natureza de Deus, não como alguém que pretende um favor de Deus. Eu fui transformado em alguém semelhante a Deus, pela Graça. Eu penso como alguém que comunga a natureza de Deus, não como alguém que pretende a natureza de Deus. De modo que agora a natureza de Deus está em mim. Eu sou filho de Deus e Deus habita em mim.
O pior pecado do homem não é quando ele está fazendo alguma coisa errada, mas quando finalmente acha que porque está fazendo a coisa certa ele vai ser merecedor de alguma coisa. Repetindo: Porque ele fez a coisa certa, ele acha que adquiriu direito sobre Deus.
Fonte: Palavra repartida por Paulo Júnior, no Retiro de Verão, em fev/15, em Vitória – ES.
P.S.: Todos os seres humanos, de uma forma ou de outra, dependem da graça de Deus para subsistir (alimentar-se, respirar, movimentar-se, usufruir da natureza, etc.): ateus e não ateus; sábios e ignorantes; ricos e pobres, etc. A Graça de Deus quando nos leva a um sentimento de gratidão, dependência dEle e frutificação para o Seu Reino, é algo maravilhoso, no entanto, quando nos leva a acharmos que somos predestinados para sermos salvos, é algo enganoso e perigoso, porque vamos na direção de “uma vez salvos, sempre salvos”.
Somente o crente, salvo, pode apostatar! O ímpio, ou seja, o infiel, não tem do que se desviar, mas o salvo tem: Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios. ” (1 Tm 4.1).
 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe para que não caia” (1 Coríntios 10:12)
"Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. ". (Hebreus 10,26-27)
“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:13)

Obs.: Tudo o que está em azul foi acrescido pelo titular deste blog.
Manoel Soares Cutrim Filho, Discípulo de Cristo em Caldas Novas – GO. E-mail: cutrim@terra.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...