domingo, 6 de novembro de 2016

Elohim, o Eterno, o Deus de Alianças!


Há mais de 100 referências na bíblia referente à palavra aliança, pacto ou acordo.

Há mais de 100 referências na bíblia referente à palavra aliança, pacto ou acordo.
Deus fez aliança com todos os três patriarcas, Abraão (Gn 15. 12-18), Isaque (Gn 26. 1-6) e Jacó (Gn 28. 10-17) e estes fizerem pelo menos uma aliança com homens: Abraão fez aliança com Abimeleque (Gn 21. 22-34); Isaque também fez aliança com Abimeleque (Gn 26. 26-31) e Jacó fez aliança com o seu sogro Labão (Gn 31. 43-55). Há vários outros exemplos de aliança na Bíblia.
Comentaremos a seguir sobre os inimigos da Aliança
O individualismo, seguido pelo egoísmo e o materialismo reinante nos dias de hoje, nestes, a força e a ênfase está no “ter”. Há outros adversários como a conveniência, o oportunismo, a esperteza, etc. Com a ação desses adversários surgem alguns questionamentos individuais como: Esta aliança é importante para mim? O que ganharei com ela? Alianças dessa natureza ocorrem em todo lugar: nas escolas, entre os alunos; no ambiente de trabalho; nas igrejas, onde os grupos convenientes se formam, não em função da busca de um crescimento efetivo do corpo, mas de conveniências utilitárias, norteadas pelos fatores acima mencionados. Devo fazer aliança com este irmão ou com esta irmã porque ele ou ela tem algo que me pode ser útil. Onde prevalece esse espírito, é porque há falta de amor, logo, O Espírito do nosso Deus não se encontra presente. Amados! Se essa fosse a ótica de Deus, Ele não faria alianças conosco, pois, o que temos a dar para Ele? Todavia, o que norteia a sua aliança para conosco é o seu amor, a sua graça, sua misericórdia e o desejo, sobretudo, de nos separar para a sua glória e fazer-nos agentes de seu Reino, aqui na terra, no nosso dia-a-dia, onde quer que nos encontremos.
Consequências da quebra da aliança
Deterioração moral das pessoas. Foi assim que ocorreu na história de Israel e em várias civilizações ao longo da história. Isto ocorre com qualquer discípulo de Cristo que se afasta dos caminhos do Senhor.
Cair sob a ira de Deus, essa é outra terrível consequência em Ml 2. 13-14, o Senhor diz que não leva em conta, lágrimas, choros, gemidos ou ofertas daqueles que foram desleais à mulher da sua mocidade.
Creio que a idolatria e o adultério estão entre os pecados que Deus mais abomina porque o primeiro é a quebra da aliança para com Ele e o segundo é a quebra da aliança para com o próximo, que é o mais próximo dos próximos, o cônjuge.        
Benefícios da aliança
Sermos guardados, defendidos, protegidos, conservados e zelados por Deus e pelo próximo. Isso nos faz ver a importância de sermos também guardadores dos nossos irmãos, orando, abrindo-lhes os olhos da iminência de perigos, dividindo com os mesmos, os momentos difíceis, auxiliando-lhes e sendo auxiliados nos reveses da vida, qualquer que sejam as causas.
A fidelidade, a lealdade não a Deus, mas também ao nosso semelhante.
A palavra lealdade e fidelidade são sinônimas, estas significam ser digno de fé; amigo de todas as horas; aquele que se pode contar; que cumpre aquilo a que se obriga, são qualidades maravilhosas do Eterno e que todos os amigos gostariam de ver uns nos outros.
A fidelidade do Senhor é por demais tremenda, mesmo que em muitos aspectos nós não sejamos fieis. Vejamos o que Ele disse em relação à aliança que tinha com Davi: “Se vocês puderem quebrar a minha aliança com o dia e a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que lhes está determinado, então poderá ser quebrada a minha aliança com o meu Servo Davi, e neste caso ele não mais terá um descendente que reine no seu trono”. (Jr 33.20-21). Como a sucessão entre dia e noite continuará alternando-se, Deus continuará com a sua aliança com Davi.
Para a nossa reflexão, como está a aliança que fizemos com os amigos da infância, adolescência, mocidade, sócios, nossos cônjuges, com a congregação que fazemos parte, etc. Temos sido zelosos com essas alianças? Aquelas que direta ou indiretamente contribuímos para serem quebradas, o que temos feito para restaurá-las? Que o Eterno, Elohim, o Deus de Alianças tenha misericórdia de nós nos de a graça de sermos fieis às nossas alianças, ao longo da vida!

*Discípulo de Cristo em Caldas Novas - GO.
  E-mail: cutrim@terra.com.br 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...