domingo, 7 de maio de 2017

Diversão é bênção que pode se tornar maldição



“Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos”. (Lc 17.26-27)
“O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e os destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se manifestar”. (Lc 17.28-30).
“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado” (Ez 16.49).
. A diversão*, o lazer (tempo fora do horário do trabalho que se pratica atividade prazerosa), o hedonismo (dedicação ao prazer como estilo de vida) são alguns dos grandes males deste século, essas práticas geram pessoas narcisistas (muito voltadas para a sua própria imagem, ou que adoram a si mesmo).
* Mudança de direção; em linguagem militar significa: ação que tem a finalidade de desviar a atenção do inimigo.
Diversão vem do Latim divertere,”voltar-se em outra direção”, formado por di-, des-, “ao lado”, mais vertere, “virar-se, voltar-se”. A idéia aqui foi a de “voltar a cabeça” para outro lado que não sejam as preocupações. Fonte: http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/diversao/
O Adversário das nossas almas quer que nos divirtamos à vontade, sem limites, com isso perdemos as referências, invertemos os valores, e ficamos à deriva. Encontrando-nos nesse estado é mais fácil ele dominar as nossas vidas.
A “história se repete”. Usemos a mesma para não incidir nos erros dos nossos antepassados.
Fiquemos atentos! Divertir-se sim, para quebrar um pouco das nossas rotinas árduas de afazeres (trabalho, escola, faculdade, etc.), no entanto, divirtamo-nos com responsabilidade. Esta pergunta sempre é válida: Jesus se divertiria comigo, neste momento?
Usemos, também, parte do nosso tempo disponível, investindo na vida dos mais pobres, os que estão enfermos ou passando por alguma adversidade da vida, enfim, sejamos solidários com que os que sofrem. A solidariedade é responsabilidade primeiro do cidadão de bem, não prioritariamente do Estado. “ Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17).
Manoel Soares Cutrim Filho, Discípulo de Cristo em Caldas Novas – GO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...