sábado, 12 de abril de 2014

O QUE O SENHOR ME ENSINOU COM A HORTA

Transformei parte de um pequeno gramado que está no quintal da casa onde moro, em uma horta doméstica. Na parte da área que ‘conquistei’ do gramado, revolvi a terra, adubei-a e plantei algumas hortaliças, como podem ver na foto. 
Nas semanas seguintes enquanto estavam as hortaliças crescendo notei que com elas também cresciam alguns brotos de grama. A medida que ia tirando os brotos da grama invasora o Espírito Santo foi me mostrando algumas atitudes que nos afastam dEle, que a Bíblia denomina de Pecado. O que passo a repartir com vocês, nos parágrafos seguintes.
Pecado Oculto
Ao revolver a terra deixei alguns pedaços de grama no interior da mesma, por serem muitos. Faço uma inspeção diariamente na horta e vejo que de tempo em tempo resultante da irrigação que faço todos os dias, do adubo que pus e do calor do sol, os brotos que estão escondidos brotam. Aí eu procuro arrancá-los, pois se os deixar crescer vão tomar conta da minha horta. Assim como acontece com a minha vida eu devo constantemente estar colocando-a diante de Deus e perguntando a Ele, como fez o salmista, se há algum Pecado Oculto, para não deixá-lo brotar e atrapalhar a minha comunhão com o Pai.
“Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos”. (Sl 26.2)
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl 139.23 e 24)
“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia”. (Sl 32.3).
“Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice (tolice), e as minhas culpas não te são ocultas”. (Sl 69.5)
Pecado Que Chega Voando
Vi que havia algumas gramas com as folhas bem pequenas, diferentes das demais e pude entender que eram resultantes das sementes que tinham sido trazidas pelo vento. A aplicação que fiz para esse caso é quando a gente se expõe a algum tipo de circunstância e deixamos que o nosso coração receba certos valores ou princípios que são agradáveis aos nossos olhos, aos nossos sentimentos, mas contrários aos ensinamentos do Nosso Mestre Jesus.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tg 1.15)
Pecado Sorrateiro
Percebi que havia um estolho (caule rastejante, subterrâneo que emitia brotos em espaços regulares, permitindo que a planta se multiplicasse). Quando vinha à superfície já era uma planta formada com folhas bem definidas, com aspecto de uma planta adulta.
Assim ocorre conosco, os cuidados do mundo que começam de forma sutil em nossas vidas: o ativismo de muitas coisas por fazer, elogios, fama, a fascinação do acumular patrimônio, os projetos grandiosos e as demais ambições, cobram um preço muito alto, sufocam a Palavra de Deus em nossas vidas, ficando infrutíferas. Somos neutralizados, não geramos frutos. Quando nos damos conta já existem muitas evidências de resultados danosos, daquilo que começou sutil em nossas vidas.
“... mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.  “(Mc 4.19)
Pecado Não Confessado ou Confessado Parcialmente
O estolho mencionado anteriormente, se não for arrancado totalmente, o broto que restar, em algum momento brotará, e causará os mesmos danos de invasão à horta, cometidos por aqueles que vêm de forma subterrânea.
“Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” (Hb 12.15)
Pecado Confessado
Percebi que alguns estolhos que ficaram na superfície da horta, expostos ao sol, secaram, perderam a vida. O mesmo acontece com o pecado confessado a Deus e a uma pessoa da nossa confiança, colocado às claras, seca e morre, não tem mais poder de germinar, pois o Sol da Justiça se encarrega de matá-lo!
 “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta”. (Sl 38.9)
“Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”. (Sl 32.5)
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. (Tg 5.16)
O pecado confessado gera perdão da parte de Deus e do próximo. Há cura!
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. (Mq 7.18)
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. (Sl 51.17)
Pecado Contra Nós Deve Ser Perdoado
O pecado do nosso próximo contra nós, quando perdoado tem o mesmo efeito do pecado confessado, pois no ato que professamos o perdão é tornado conhecido a intenção do nosso coração, nas regiões celestiais. Não há mais poder de nenhum espírito de acusação contra nós, por perdão não concedido. Sai do nosso controle e é colocado sob o controle do Espírito Santo de Deus. Ficamos livres desse Fardo que pode gerar doenças físicas, emocionais e espirituais. Aleluia!!!
“...e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores...” (Mt 6.12)
Conclusão
Com essa experiência, pude reafirmar algo que é sabido por todos os cristãos: “Se estivermos sempre dependentes do Espírito Santo, Ele pode, a qualquer momento, e em qualquer lugar, estar nos revelando o que Lhe aprouver para a nossa Edificação, Livramento, Vitórias e Encaminhamentos, que precisamos para as nossas vidas”

Manoel Soares Cutrim Filho
Discípulo de Cristo em Caldas Novas – GO. E-mail: cutrim@terra.com.br





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...