domingo, 17 de setembro de 2017

Nietzsche, um padrão revolucionário e rebelde, vendido para os jovens, pela esquerda. Será isso verdade?


Um querido amigo, que participamos de um grupo de WhatsApp denominado: Caldas Novas Cidadã, postou este conteúdo que está nos parágrafos que se seguem, entre aspas, e resolvi comentar com ele a respeito. E ele me autorizou a publicar o nosso diálogo.
Henrique,
Aquela reflexão que fizeste ontem no Grupo Caldas Novas Cidadã, onde começas dizendo: “ Não se questione tanto sobre a vida. A vida é um mistério....” Achei interessante, mas resolvi fazer um comentário em particular. Se após leres, quiseres, posso responder no grupo. Fica ao teu critério. Segue as minhas observações.

"Não se questione tanto sobre a vida. A vida é um mistério para todos. Não existe nenhum expert nesse assunto. Todos nós somos alunos e estamos num curso intensivo que só cessa quando a vida termina. O filosofo Nietzsche certa vez disse: ''Não existe verdade absoluta.'' Para o filósofo a Verdade varia de povo e de época. E pensando bem, na idade média a Terra era considerada quadrada e que se encontrava no centro do Universo. Hoje sabemos que isso tudo não passou de um equívoco.
Na verdade, existem pessoas com convicções firmes e que se recusam a enxergar outros pontos de vistas, só acreditam naquilo que lhe convém. O princípio da sabedoria ao meu ver está no questionar, colocar dúvida em tudo. Entender que tudo na vida é relativo e sempre existem outros pontos de vistas.. E a maneira que se enxerga as coisas pode fazer toda a diferença."
Penso que entendo que queres dizer que devemos questionar e estar abertos para novos entendimentos e isso pode fazer toda a diferença.
De fato, há valores relativos, mesmo dentro da ciência, não porque são relativos, mas porque os cientistas ainda não alcançaram a verdade daqueles princípios. Foi assim com a teoria de que o sol girava em torno da terra, perdurou por séculos, até que foi desvendado por Galileu no início do século XVII, que era o contrário que ocorria, ou seja, a *terra é que girava em torno do sol*. O mesmo ocorrendo com os partidários da abiogênese, conhecida como geração espontânea, pois acreditavam que moscas poderiam surgir de carne em decomposição ou mesmo que ratos poderiam surgir de trapos, essa crença vinha desde a antiguidade, até que Pasteur em 1862 provou que se determinada matéria fosse esterilizada,  seres vivos não nasceriam, porque seriam mortos no processo de esterilização.
No entanto, sabemos que HÁ VERDADES ABSOSULTAS que sempre existiram e existirão, são os valores TRANSCEDENTAIS que ultrapassam as explicações da lógica e do formalismo da ciência, são aqueles relacionados a Deus, que se tornaram um legado da *cultura judaico-cristã para o Ocidente*, que têm sido torpedeados pelos seguidores de Karl Marx, dizendo que tudo é relativo, o que não é verdade.
*A moral pode ser relativa, mas a ética é imutável*. A saber:
- No século XVI, um rapaz andar de mãos dadas com uma moça, em Londres, Paris ou Roma, poderia ser um escândalo, mas hoje isso é aceitável. Esse fato por ser relativo a uma época está no campo da MORAL.
- Matar uma pessoa brutalmente, sem ser por uma LEGÍTIMA DEFESA ou como pena de morte, determinada por leis de Estados que no século XVI, a adotava, causava repulsa à população, como causa também nos dias de hoje. Este fato transpõe uma época com a mesma repulsa, em todos os períodos da história da humanidade.
Do mesmo modo também podemos dizer que furtar, roubar, caluniar, era repudiado e continua sendo, por todas as culturas, inclusive entre os aborígenes, que ainda vivem, na atualidade. Esses são exemplos de ÉTICA, pois as mesmas não mudam no decorrer dos séculos.
Nietzsche foi um filósofo que até hoje é o “garoto propaganda dos marxistas”, porque ele tentou, ao longo de sua vida, demolir os valores da cultura Ocidental, que nós Conservadores procuramos preservar.
Não podemos cair na onda de que tudo é relativo, pois se agirmos assim, estaríamos usando as nossas forças em favor dos “progressistas”, vez que estes desejam implodir a sociedade tradicional e construir outra, inspirada no marxismo, onde o Estado conseguirá controlar os valores das pessoas e seus comportamentos. É o Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, um romance publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biológica e emocionalmente.
Essas são as minhas considerações.
Aguardo o teu retorno sobre o que escrevi.
Um forte abraço e ótima semana a ti e tua família.
Resposta do meu amigo Henrique:
           “Excelente Cutrim, são nos deslizes que conseguimos as melhores lições, postei e não me preocupei em saber sobre Nietzsche, mas procurei absorver sobre situações que não fere o que defendendo e lutamos, ...”.
Henrique,
Grato pelo retorno e teres assimilado o que escrevi.
Se leres sobre a vida de Nietzsche, verás que ele procurou detonar tudo em sua volta e depois viu que estava num deserto, à beira de um abismo e suicidou, porque não construiu nenhuma referência para a sua vida.
Ele foi um expoente do *niilismo*, que é um sistema filosófico que aniquila valores e convicções, ou seja, que leva tudo ao nada!
Um exemplo a não ser seguido!
Obs.: O que estiver em verde foi escrito pelo meu amigo Henrique Bocayuva e o que estiver em azul foi escrito por mim, Manoel Soares Cutrim Filho, titular deste blog. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...