segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Piñera vence pela 2ª vez e coloca a direita na presidência do Chile


Faço um resumo com breves comentários do artigo da UOL sobre o final das eleições presidenciais no Chile. Os meus comentários estão em azul.
Direita vence no Chile. Será um prenúncio do que irá acontecer no Brasil?
“O bilionário conservador Sebastián Piñera, ex-presidente chileno de direita, foi eleito neste domingo (17), para o seu segundo mandato, tornando-se novamente o sucessor de Michelle Bachelet. Piñera venceu o candidato de centro-esquerda, o jornalista Alejandro Guillier. 
 “Guiller parabenizou Piñera pelo resultado antes mesmo do fim da apuração.”
Um gesto elegante e civilizado do candidato derrotado, em parabenizar o vencedor.
“Em discurso ao lado de Guiller, que fez questão de visitar Piñera no hotel em que sua equipe se reuniu para acompanhar os resultados, o presidente eleito agradeceu a visita do rival e disse que o Chile. "necessita de mais acordos do que de enfrentamentos, de diálogo e colaboração porque dessa forma os países progridem com bases sólidas.”
Outro exemplo de uma postura elevada foi o candidato vencido visitar o vitorioso, indo ao local em que se encotrava este. Da mesma forma o tom conciliador do eleito, vez que ele será o Presidente de todos os chilenos.
“Bachelet telefonou na frente das câmeras de televisão para parabenizar Piñera. "Queria ligar para parabenizá-lo e desejar-lhe uma muito boa gestão no seu mandato, porque você e eu queremos para o nosso país o melhor para todos".”
Atitude elevada da Presidente do Chile em reconhecer a vitória do seu adversário político e desejar êxito no exercício do seu mandato, pois acreditava que o presidente eleito queria o melhor para o país quanto ela.
"Presidente, lhe agradeço muito suas palavras. Nunca tive a menor dúvida de que tanto você como eu queremos o melhor para o Chile", lhe respondeu Piñera, num gesto que contrasta com as reprovações e críticas que ambos têm trocado nos últimos meses, e especialmente na reta final da campanha eleitoral. "Quero lhe pedir algo, porque sei que sua experiência e sabedoria como presidente podem nos ajudar muito nos caminhos do futuro", continuou Piñera.”
O tom conciliador que Piñera teve com o candidato derrotado manteve com a atual presidente. Teve também a humildade de deixar a porta aberta para possível pedido de ajuda da Presidente, baseado na experiência da mesma.
“Bachelet cumpre nesta uma tradição republicana, e irá tomar o café da manhã na residência do vencedor das eleições.”
Essa tradição da República do Chile é algo que desconheço haver em qualquer outro país da região. Não é à toa que o Chile é considerado um país de elevada civilidade dentre os países da América do Sul.
Fiquem esses exemplos chilenos, aqui mencionados, para o Brasil que terá no próximo ano, a sua eleição presidencial e as estaduais. Sigamos o exemplo do Chile nas nossas eleições municipais, estaduais e federais, isso por certo será muito bom para a nossa nação.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...